Casas e projetos de missão

"Somos chamados a descobrir nas vidas humanas as sementes escondidas, mas bem presentes, do Verbo de Vida."

Livro de Vida SdV

 
 
Cubatao-5.jpg

PROJETO SEMENTINHAS DE AMOR

A Comunidade “Sementes do Verbo” desenvolve desde 2005 o Projeto “Sementinhas de Amor”, na cidade de Palmas (Tocantins – Brasil), cujo objetivo é o acolhimento integral ou rotativo de crianças e adolescentes.

O projeto visa ainda realizar atividades culturais, esportiva e de lazer como passeios e festivais; desenvolver oficinas pedagógicas e reforço escolar com as crianças e adolescentes acolhidas, integrando-as socialmente de forma participativa na sociedade. Uma equipe de 16 missionários voluntários é consagrada inteiramente a esta obra.

O projeto Sementinhas de Amor permite uma vida comunitária regular de tipo familiar, uma assistência material, moral educativa e espiritual, em conformidade com o Estatuto Brasileiro da Criança e o Adolescente (ECA: Lei de 13 de Julho de 1990). Esta obra se dedica à ressurreição humana e espiritual da criança ferida.

infantario.jpg

INFANTÁRIO - PORTUGAL

As missionárias da Comunidade Sementes do Verbo realizam uma obra de evangelização com as crianças do Infantário Conde Sobral em Almeirim.

Duas vezes por semana nos reunimos para um encontro que chamamos de “despertar a fé” nos corações dos pequeninos. A iniciativa deste trabalho tem como finalidade iniciá-los à vida cristã, para que quando iniciarem à catequese os seus corações já estejam despertados pela fé em Jesus. Ensinamos as crianças a rezar, a darem os seus primeiros passos na fé… Os encontros são feitos por turmas, onde contamos as histórias sobre a vida de Jesus e da Igreja, de forma dinâmica através de teatros, sket's e músicas.

sementes do verbo (4).jpg

SEMENTINHAS DO VERBO

 

 

A Comunidade desenvolve, desde o ano de 2010, o Projeto “Sementinhas do Verbo”, para acolher, amar e educar crianças, adolescentes e jovens em situação de risco em Belém-Pará. 

sementes do verbo (28).jpg

MISSÃO NAS PARÓQUIAS

A Comunhão Missionária é uma aliança proposta aos sacerdotes em vista da Nova Evangelização. Unidos na alegria de evangelizar somos enviados a anunciar o Verbo para fazer crescer em cada um, a dignidade e a vocação de filhos e filhas de Deus, discípulos de Cristo.

As semanas missionárias nas paróquias são tempos fortes de evangelização para anunciar aos jovens, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Realizamos visitas nas casas durante o dia, e encontros na paróquia durante a noite. Trabalhando com os seguintes temas: misericórdia , família, jovens e crianças.

MISSÃO NAS ESCOLAS

De forma viva e dinâmica, trabalhamos com formações bíblicas, humanas e espirituais, com o uso de linguagem simples, profunda e realista. Sendo uma comunidade escola e de contínua formação, abordamos temas essenciais com o objetivo de gerar crescimento em todas as dimensões humanas, proporcionando um maior conhecimento de si, de Deus e dos outros, além de suscitar uma nova firmeza e responsabilidade pessoal, moral, cívica e cristã.

sementes do verbo (14).jpg

MISSÃO NAS EMPRESAS

O missionário é, por sua natureza, empreendedor, para ele a Evangelização não tem fronteiras. A partir desse dinamismo missionário é que toda a empresa pode tornar-se evangelizadora. Uma empresa missionária é aquela cujos valores e interesses estão voltados para o Reino dos Céus. A sua maior característica é saber investir os meios e recursos necessários para o avanço da Evangelização. Começando a partir do ambiente de trabalho, ela leva a Palavra de Deus diariamente ao seus funcionários. Em seguida, a alegria da Boa Nova vai se estendendo ao campo de atuação de sua empresa (escola, fábrica, construtura...), seus negócios, sócios e projetos tornam-se todos eles envolvidos pelo anúncio de Jesus. Até que a própria identidade da empresa se volta para alcançar aqueles que mais necessitam. A isso se chama buscar o bem comum.

SDV-12-2.jpg

HOSPITAL GERAL DE PALMAS

Missionários da Comunidade estão semanalmente no Hospital Geral de Palmas no apostolado junto aos enfermos, através do trabalho de humanização e visita aos leitos no pronto socorro, nos quartos (200 leitos) e UTI, além de preparar os pacientes para os Sacramentos (Unção dos enfermos, confissões, batismos e Eucaristia) e convidar ministros ordenados para administrá-los. Todas as quartas-feiras animamos e conduzimos os pacientes para as Missas celebradas na capela do Hospital. Além disso, eles são responsáveis de formar os agentes de pastoral que realizam visitas.

MISSÃO (6).JPG

LAR "SANTA CASA DE MISERICÓRDIA"

 

PORTUGAL

Três vezes por semana as Irmãs da Comunidade se dedicam em acompanhar os idosos do Lar "Santa Casa de Misericórdia" em Portugal.

Uma missão de escuta, partilha e atenção amorosa com quem já tem uma idade mais avançada.

Além de acompanharem para os sacramentos, as irmãs auxiliam na distribuição das refeições e alguns cuidados básicos com eles.

Cubatao-5.jpg

COMPAIXÃO - EVANGELIZAÇÃO NAS RUAS

Nas praças, nas ruas... Em comunhão com outros carismas da Igreja, a Comunidade se empenha em alcançar os irmãos e irmãs as margens da sociedade que, assim como nós, precisam receber a Palavra de Deus.

Uma dessas missões é realizada todas as terças-feiras junto com as "Missionárias da Caridade" no Rio de Janeiro-Brasil.

ARTES.png

CONSOL’ARTE

É um ministério de evangelização de jovens, para jovens, que após serem consolados por Deus se empenham em consolar os que mais precisam, levando a Palavra de Deus pela ARTE (música, teatro e dança).

sementes do verbo (6).jpg

GRUPO DE JOVENS

O grupo de Jovens "São Paulo" nasceu do desejo de aprofundamento que os jovens tinham após viverem o Festival.

Se reúnem duas vezes por mês tendo três pilares:

- Formação

- Vida Fraterna

- Artes

Montagem.jpg

ESCOTEIROS

"O escotismo católico segue propondo aos jovens de hoje 'uma pedagogia que forma uma personalidade forte, assentada em Cristo e desejosa de viver altos ideais de fé e de solidariedade humana'" (Papa Emérito Bento XVI) 

Atualmente são dois grupos de Escoteiros Católicos na Comunidade Sementes do Verbo :

Grupo São Paulo (Palmas-TO)

Grupo São Jorge (Belém-PA)

sementes do verbo (20).jpg

ILHAS

No estado do Pará, ao redor da cidade de Belém, existe uma grande quantidade de Ilhas que precisam de evangelização. Em comunhão com a Arquidiocese de Belém, a Comunidade se une com a pastoral das Ilhas, outras Comunidades Novas em um trabalho de levar a Palavra de Deus, de formação humana e litúrgica.

 
 

Tempo Missionário

Um período de dois meses a dois anos ao serviço da Missão no Brasil, ao serviço dos mais pobres, em especial das crianças. 

 
 
 
 
FESTIVAIS (2).JPG
 

"A Comunidade torna a Palavra de Deus acessível a todos, especialmente aos mais pobres e aos mais pequenos que a ela não têm acesso"

Livro de Vida SdV

 
solid-52c2c8-2500x1667.jpg