Dedicação da Igreja da Transfiguração

“É bom estarmos aqui" (Mt 17)

Celebrou-se no dia 28 de Novembro de 2017 a dedicação da Igreja da Transfiguração, da Casa Monte Tabor da Comunidade Sementes do Verbo, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, D. Alberto Taveira Correa, com a presença do Bispo D. Sosthène Matjei de Obala-Camarões, entre outros sacerdotes.

A Sementes do Verbo chegou em Belém no ano de 2010 a chamado do Arcebispo Dom Alberto, que confiou a Casa "Monte Tabor" para dar início as missões. A primeira delas foi a restauração da casa, outrora abandonada, abrindo portas à escola do Ano Sabático. A dedicação da Igreja da Transfiguração foi o cumprimento de mais uma delas.

Reunida em torno do altar, a comunidade inicia o rito da dedicação com todo fervor e alegria cantando “Irei aos altares do Senhor, o Deus da minha alegria!” (Sl 43, 4). A celebração segue todo um rito simbólico, iniciando com os responsáveis da Casa Monte Tabor, que oferecem ao Arcebispo a chave da Igreja.

Seguindo o rito, houve a bênção da água e aspersão, deposição das relíquias do santos, Luís e Zélia Martin, o altar e as paredes foram ungidos com óleo do Crisma em seguida incensados, para então o altar ser revestido e iluminado em sinal de alegria. Todos estes momentos foram acompanhados com a liturgia própria da Comunidade e cantos específicos para cada momento. 

A Igreja da Transfiguração é por fim consagrada e entregue aos fiéis como Casa de oração. Está pronta para acolher com Missa diária, adoração perpétua, confissão e acompanhamento espiritual. “Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos!” (Mc 11,17)