Missão no Ambulatório da Providência

O final do ano de 2017 foi de grande ação de graças para o Ambulatório da Providência no Rio de Janeiro. Seis assistidos pela instituição receberam os sacramentos do Batismo, Primeira Comunhão e Crisma em Missa presidida por Dom Antônio Augusto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, no dia 20 de dezembro e contou com a presença do Pe. João, da Comunidade Sementes do Verbo, Pe. Djalma Antônio, vigário paroquial da Paróquia Cristo Redentor (Laranjeiras) e Pe. Núbio Montenegro, pároco da Paróquia São Marcelino de Champagnat (Barra da Tijuca).


Os moradores em situação de rua que receberam os sacramentos foram catequizados e preparados espiritualmente por um grupo de quatro missionárias da Comunidade Sementes do Verbo. A perseverança e a boa participação nos encontros destacam-se como fatores essenciais para que esses irmãos recebessem, pelas mãos do bispo, a força e a unção sacramental; unção que gera vida, que renova a esperança e os fortalece na caminhada. A catequese e o acompanhamento desse grupo não para por aí pois, o objetivo é que eles, renovados pelo Espírito Santo, sejam canais da graça de Deus para outros irmãos que vivem a mesma realidade.


No Ambulatório, as pessoas em situação de rua recebem atendimento médico, psicológico, social e espiritual sendo que, a Comunidade Sementes do Verbo é a responsável pela formação espiritual, todas as quartas e sextas-feiras. A respeito dos atendimentos feitos, Dom Antônio Augusto ressaltou: “Logicamente temos de atender as necessidades mais básicas do ser humano: alimentação, roupa, higiene, assistência médica, psicológica e social. Tudo isso é necessário e é bom que seja feito, mas o que nos caracteriza no Ambulatório é, justamente, o aspecto cristão, mediante o qual se valoriza a pessoa, independentemente das suas condições.”