Festa da Vida Consagrada na Comunidade Sementes do Verbo

@SEMENTESDOVERBO (18).JPG

No dia 30 de dezembro, Festa de Santo André Apóstolo, na Igreja da Transfiguração, em Belém-PA, a Comunidade Sementes do Verbo celebrou uma grande festa da Vida Consagrada. Diversos membros da Comunidade foram admitidos ao caminho da Vida Consagrada, professaram votos e receberam o hábito, além de quatro Irmãs que fizeram a Consagração das Virgens. As cerimônias ocorreram dentro da Santa Missa celebrada às 18h30, por Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém.

Nesta noite a Comunidade, que reside na Casa Monte Tabor, onde se localiza a Igreja, contou com cerca de 300 pessoas, entre membros de vida de outras casas de missão, convidados da comunidade de Aliança, familiares e amigos que vieram prestigiar o importante momento. A Comunidade Sementes do Verbo reuni em seu seio diversos estados de vida e a Vida Consagrada é uma importante expressão de uma entrega radical a Deus, buscando a configuração a Cristo.

Atualmente um grande número de irmãos e irmãs seguem este caminho na Comunidade e nesta celebração, mais sete irmãos foram admitidos ao caminho da Vida Consagrada, entrando no noviciado; quatro Irmãos e três Irmãs professaram os primeiros votos e receberam o hábito; outras seis Irmãs e um Irmão professaram os votos temporários e ainda três Irmãs professaram votos perpétuos.

Consagração na Ordem das Virgens

Consagração na Ordem das Virgens

Entretanto, o ritual mais solene da noite foi a Consagração das Virgens, do qual participaram quatro Irmãs. Esta consagração já acontece na Igreja desde os primeiros tempos e demonstra o valor que ela dá a virgindade consagrada a Deus.

Antes da realização de todos esses votos e consagrações, na homilia, Dom Alberto Taveira falava sobre a necessidade de ser radical na entrega a Deus: “Seja radical, com Deus a gente não pode dar pouca coisa, nós não podemos ser mais ou menos, temos que ser inteiros, prontos a derramar o próprio sangue, como Santo André”. Após a Santa Eucaristia a noite seguiu com o jantar festivo e danças para celebrar a alegria da Vida Consagrada.