2 anos de fundação no Rio de Janeiro

Aos 11 de fevereiro de 2018, domingo, dia de Nossa Senhora de Lourdes, a Sementes do Verbo celebrou o segundo ano de fundação da Casa de Retiros Sao Francisco de Sales, no Rio de Janeiro. Houve uma missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta no festival de jovens, proposto pela Comunidade SdV, ocorrido durante o carnaval.

Ao iniciar a celebração o Cardeal destacou os 2 anos de presença, serviço e missão da Comunidade não somente para a cidade do Rio de Janeiro, mas para todos que passam na casa para retiros nacionais ou internacionais e encontros de pastorais.

“Nesse segundo aniversário pedimos ao Senhor que continue abençoando e multiplique ainda mais as missões, tanto na casa de retiros quanto na arquidiocese, tanto no acolhimento quanto no IR ao encontro de tantas situaçoes que necessitam nesta cidade.”

 A Comunidade chegou na Arquidiocese do Rio de Janeiro precisamente dia primeiro de outubro de 2015 com uma presença missionária no bairro Santa Teresa. As missões cresceram e no dia 11 de fevereiro de 2016 foi celebrada a comunhão com os Salesianos, cuja congregação cedeu um colégio fechado na Zona Norte da cidade. O local já havia sido utilizado pela Igreja para eventos de evangelizaçao, no entanto estava fechado desde 2013.

A parceria teve como objetivo transformar o local em uma casa de retiros com capacidade para hospedagem de 400 pessoas e encontros de até 8.000 pessoas. Com a benção do Cardeal, a Comunidade enviou os 30 primeiros missionários, os quais iniciaram a obra de revitalização da casa, isso com a ajuda de benfeitores do Brasil, França e Luxemburgo; assim, logo nos primeiros meses a a Adoração foi iniciada e continua até os dias de hoje.

O Cardeal Tempesta recordou em sua homilia a grande transformação do local “Quando se busca o Senhor, em vez de sofrer com a influência do mal, somos nós que influenciamos com o bem, uma luz no meio da escuridão. Portanto a Comunidade nesse local se tornou um sinal de paz, de luz, se colocando a serviço e espalhando por toda a arquidiocese e por outros lugares.”

Atualmente a casa de Retiros acolhe a Escola de Evangelização “Ano Sabático”, acolhe grupos para retiros e pessoas que desejam viver um “tempo de oração” ao participarem da missa diária celebrada na casa, como também participam de adoração, confissão e acompanhamento espiritual.