Retiro com as Cartas Paulinas

São Paulo foi o tema trabalhado no encerramento do Ano Sabático

A segunda turma do Ano Sabático, no Rio de Janeiro, participou do retiro de discernimento final com as Cartas Paulinas. Com pregação do Diácono Georges Bonneval, fundador da Comunidade Sementes do Verbo, os participantes estiveram reunidos entre os dias 23 a 25 de abril.
Este encontro, realizado na Casa de Retiros São Francisco de Sales,  marcou a última formação dos jovens que estiveram durante nove meses com a Comunidade Sementes do Verbo.

Como parte da programação, as formações foram divididas em três blocos:
1º Bloco: Concentrados teológicos de Paulo.
2º Bloco:  Anamnese vocacional de Paulo.
3º Bloco: Cartas Paulinas.

Retiro com as Cartas Paulinas.jpg

Foi um retiro de oração, silêncio e escuta, para proporcionar aos participantes a oportunidade de bem discernir a vontade de Deus nas próprias vidas. Esse tempo bem vivido, foi dividido entre momentos de formação, de deserto, de acompanhamento, de oração, confissão e da Santa Missa.

Durante as formações, o diácono levou aos participantes, reflexões como: "Quais são os elementos fundamentais do teu chamado? ” e “Como Deus vai me querer santo?”. Ele disse, ainda, que: “o amor é sempre exigente em qualquer vocação.”

Com este retiro, os companheiros do Rio encerram o Ano Sabático e concluem as formações do percurso bíblico, estando prontos para doarem suas vidas a Deus, no lugar em que Ele os chamar.

Alemária Vaz