Semana Missionária em Manaus

Ao longo da semana, de 15 a 22 de setembro, a Casa Maria de Loreto, em Manaus, participou da Semana Missionária em Careiro da Várzea. A partir do pedido do padre Maciel, responsável da região, foram enviados 17 missionários para atender 12 comunidades que fazem parte da cidade de Careiro. A missão iniciou com a missa presidida pelo bispo Dom Moacir, de Ribeirão Preto, e co-celebrada pelo pároco da região. O bispo, em sua homilia, fortaleceu o objetivo da missão, "partilhar com os outros a beleza do encontro com Deus".

Os missionários foram dividos em duplas, e cada equipe ficaria responsável de visitar, em média, cinco comunidades. Viajando por meio dos rios, em canoas, os missionários puderam estar mais próximos da realidade dos povos da Amazônia, colocando em prática o pedido do papa Francisco de sermos "Igreja Em Saída".

Em algumas comunidades previstas para receber a visita, os missionários encontraram dificuldades para chegar devido a seca do rio que impede dos barcos navegarem.

Em meio às árvores, animais, casas em palafitas e casas flutuantes, o evangelho pôde ser proclamado.

Para encerrar a missão, a Comunidade também pregou o Retiro Recria-Me: Identidade, Afetividade e Sexualidade para os jovens coordenadores das áreas. A ideia é formar jovens para motivar outros jovens de cada comunidade, afim de manter viva a fé do povo. Foram cerca de 70 retirantes. Para pregar o retiro, dois seminaristas da Casa Monte Tabor, em Belém, foram enviados à Manaus.

Foi um momento de encontro com o Cristo, iluminação e de muitas graças para os jovens, como explica o pároco Maciel:

"Dá alegria de ver os jovens que chegaram aqui fechados e sairam renovados. É como na parábola do filho pródigo, é a alegria do meu coração. Como Simeão que esperava muito ver Jesus 'Agora meu Senhor, podei deixar vosso servo ir em paz, pois meus olhos viram a salvação'. Hoje, eu posso dizer o mesmo, pois os meus olhos contemplaram aqui a salvação. A salvação que é ver tantos corações feridos saírem com o remédio. Obrigado Sementes do Verbo"

Irmã Chiara