A vivência da Quaresma

WhatsApp Image 2018-08-13 at 06.02.29.jpeg

Trilhar um CAMINHO! Eis o chamado que todos nós, cristãos, precisamos viver durante a Quaresma. Somos PEREGRINOS nesse mundo e percorrer este caminho significa levar a esperança de Cristo Ressuscitado também à criação.
O Papa Francisco nos exorta a não deixarmos passar em vão este tempo favorável! “Abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltemo-nos para a Páscoa de Jesus; façamo-nos próximo dos irmãos e irmãs em dificuldade, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais. Assim, acolhendo na nossa vida concreta a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, atrairemos também sobre a criação a sua força transformadora.” Frisou o Papa em sua mensagem para a Quaresma 2019.

A liturgia está no coração do mistério de amor de Jesus com a Igreja e com todo homem. Devemos a cada dia, entrar nesse mistério. Passar da exterioridade ao “coração a coração” com o Senhor, na fé e no amor. A Páscoa é a celebração dos mistérios centrais da vida de Cristo, paixão, morte e ressurreição, e a Quaresma é o tempo litúrgico que nos introduz neste mistério.

Para uma boa Quaresma, a Igreja nos propõe um caminho com três pilares: jejum, oração e esmola, que vividos na profundidade evangélica, nos fazem voltar olhar para Jesus Crucificado. “Jesus na Cruz é a bússola da vida que nos orienta para o céu. Da Cruz, Jesus nos ensina a coragem esforçada da renúncia. Precisamos nos libertar dos tentáculos do consumismo e dos laços do egoísmo, do querer sempre mais, do não nos contentarmos nunca, do coração fechado às necessidades do pobre” (Papa Francisco – Homilia Quarta-feira de Cinzas 2019)

O apelo de ir ao essencial, nos convoca a um gesto concreto, ato que passa pelo jejum, pela oração e pela esmola. Por isso a Comunidade Sementes do Verbo viverá à Quaresma 2019 em prol da missão na África, reunindo forças para executar o projeto da perfuração de um poço de 90 metros para tornar acessível água de qualidade a centenas de famílias na cidade de Obala - República dos Camarões/África. Segundo as estatísticas, quase 40% da população da República dos Camarões vive abaixo da pobreza.

O PROJETO

Considerando que a população se encontra em situação de extrema pobreza e o acesso a saúde de modo geral é precário, a Associação Sementes do Verbo em 13 de Julho de 2018, através de uma equipe de 8 (oito) voluntários teve a iniciativa de instalar um Centro de Formação e Ajuda Humanitária, na cidade de Obala, República dos Camarões.

A equipe de voluntários constataram que a falta de água potável resulta no consumo impróprio da água e afeta diretamente a população, causando problemas de saúde como: Diarreia Aguda, Febre Tifoide, Arcaridíase, Hepatite A e dentre outras doenças causadas pela contaminação da água.

O acesso água potável é um Direito Humano, tanto para o consumo próprio, quanto para o uso doméstico, mas a população de Obala não tem acesso a água potável e não existe sistema de saneamento básico.  Portanto, é urgente a necessidade da perfuração de um poço com 90 metros de profundidade para permitir que a população tenha acesso à água potável, contribuindo assim, para a melhoria das condições sanitárias e a redução dos índices de doenças causadas pelo consumo inapropriado da água.

COMO CONTRIBUIR

Basta clicar aqui e fazer a sua doação.
Una-se a nós!
“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria.” (2 Cor 9, 7)