Retiro para Homens no Rio de Janeiro

A Casa São Francisco de Sales em comunhão com o Studium Guido Schaffer* realizaram no último fim de semana (15 a 17 de março) o retiro "Recria-me para homens", no Rio de Janeiro/RJ. Essa é a primeira vez que a Comunidade Sementes do Verbo realiza na capital fluminense um retiro voltado especialmente para o público masculino. O evento trouxe como tema: "Na escola de São José - a graça e o papel do homem na missão da Igreja", e aprofundou no decorrer dos ensinos os traços marcantes da identidade do homem, criado a imagem e semelhança de Deus, e chamado a passar - nos seus diversos estados de vida - pelas etapas de filho, esposo e pai. Participaram do retiro aproximadamente 70 homens, com faixa etária diversificada.

Retiro para Homens (7).jpeg

As formações do "Recria-me", que tiveram como pano de fundo os evangelhos, e sobretudo as citações bíblicas que passam pela história de São José, foram intercalados por tempos de deserto (reflexão pessoal) e acompanhamento espiritual, além de adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração diária da Santa Missa, com a oração da liturgia das horas. No exercício dos carismas do Espírito Santo, os homens reunidos em oração rezaram uns pelos outros, pedindo o auxílio da graça de Deus para desempenharem fielmente a missão que lhes é confiada no seio de suas famílias, mas também nos ambientes profissionais, no meio social e nas realidades eclesiais onde estão inseridos.

Na homilia da Missa de encerramento do retiro, presidida pelo Padre Pedro (sacerdote na Comunidade Sementes do Verbo), o celebrante exortou os homens presentes: "Como os discípulos Pedro, Tiago e João, também nós necessitamos desses momentos de subir ao Monte Tabor para contemplar o Senhor transfigurado, e sermos fortalecidos por Ele, mas depois sempre chega a hora de descer para enfrentar a 'vida real' com todos os seus desafios, vivendo como homens de verdade, homens de Deus".

*O Studium Guido Schaffer é a casa de formação da vida consagrada e sacerdotal masculina da Comunidade Sementes do Verbo, localizada no bairro do Riachuelo, cidade do Rio de Janeiro.

Por: Assessoria de Comunicação - Rio de Janeiro

Irmã Chiara