IV Semana das Artes em Palmas -TO

“Criatividade No Espírito Santo, um laboratório apostólico!”

Esse foi o tema inspirado que marcou a Semana das Artes, ocorrida entre os dias 10 e 16 de Junho na Casa Mãe da Comunidade Sementes do Verbo, em Palmas/TO. Participaram do evento os missionários da Comunidade, e os integrantes da Escola do Ano Sabático, e a condução das oficinas contou ainda com participações especiais externas: Adriana, especialista em Teatro Animado (fantoches), e Luciano, palhaço profissional.

Essa já é a IV edição do evento, que sempre tem o intuito de tornar acessível a Palavra de Deus por meio das artes, com técnica e profissionalismo nas oficinas, e e resgatando o seu sentido profundo por meio das orações, ensinos e partilhas. A profissionalidade e a profundidade. A técnica e a oração, tudo isso para que a Palavra seja como essa “espada de dois gumes”, (cf. Hb 4, 12), e por meio das artes possa alcançar o coração das pessoas, e permanecer, gerando frutos.

Marcada por ensinos e oficinas, a Semana das Artes integra a preparação do Festival das Famílias, evento para todas as realidades: casais, crianças, jovens e adolescentes. “Abranger um público tão variado não é nada fácil, é um desafio! ” Afirma Ir. Paulina, responsável das Artes. Um dia dedicado só para Voz, Canto e Liturgia, outro dia dedicado a Dança e Expressão corporal, e ainda um terceiro já voltado para o Teatro, e a Pedagogia infantil, como Fantoches e Palhaçaria. Sendo assim  uma semana de aprendizado, de cura, de unidade e “sair de si”. Essas são as palavras que muitos participantes testemunham após esse tempo de trabalho e dedicação.

Sempre com o objetivo de gerar frutos, após esse tempo de serviço e entrega, é realizado um evento chamado “ Mostra de Artes” Tudo que foi aprendido no laboratório apostólico da criatividade no Espírito Santo, agora é posto em prática. Do acolhimento à atuação artística, dos serviços mais aparentes aos mais escondidos nos bastidores, servir com alegria e  disponibilidade é o propósito e a marca do Carisma.

 

E com vocês… A IV Mostra de Artes da comunidade Sementes do Verbo!

Como protagonista: O Espírito Santo!

Todos os participante reunidos no final da Mostra de Artes

Todos os participante reunidos no final da Mostra de Artes

Ontem dia 16 de junho, o Teatro SESC de Palmas –TO, abriu sessão à criatividade do Espírito Santo, cerca 150 pessoas estiveram presentes na mostra de Artes 2019, participantes e apreciadores em comunhão com a alegria de evangelizar, e transmitir valores e princípios através desse instrumento de Deus que é a Arte, seja na forma de Dança, Teatro ou Música...

LFI_8537.JPG

Entramos em uma verdadeira Jornada, como foi proposto pelos apresentadores do evento, “Uma Jornada para exaltar o Criador”. Em comunhão com a Comunidade Católica Shalom, a escola de dança Injoy, o grupo de dança da Studio Innovare, O CKT da Família Vida Nova – da Fazenda da Esperança,  a dançarina Gabriella Bessa , o Cantor Nicholas com sua versão de ‘Haleluya’ , o Monólogo do missionário Bruno Cerqueira sobre a missão da África, fechando a noite com o Espetáculo Musical “JONAS- Uma Jornada completamente nova!”, Apresentado pela Comunidade Sementes do Verbo. Foi uma Jornada com belas mensagens de “unidade, amor paz, comunhão, ecumenismo, missionariedade e trabalho!”

“ A beleza Salvará o Mundo” diz São João Paulo II em sua Carta aos Artistas, e com esse incentivo encerra-se assim a Semana das Artes, com essa Mostra de tudo que foi aprendido e aperfeiçoado, de todo o trabalho e movimento dos Espírito Santo na vida de cada um “Ator/atriz/cantor/cantora/missionário/ Filho de Deus”.

Por Karolline Cunha
Correspondente SdV - Palmas/TO

karolline Cunha