Celebração de Pentecostes em 2019 é marcada pelo nascimento da Charis

A Solenidade de Pentecostes

A cada ano, no oitavo domingo dos cinquenta dias pascais, celebra-se a grande festa de Pentecostes, acontecimento marcado pela efusão do Espírito Santo sobre a Igreja, na figura dos apóstolos reunidos no cenáculo junto a Virgem Maria. Verdadeira manifestação da Trindade ao mundo, esse evento marca profundamente o plano da nossa salvação, ao passo que inaugura o Reino proclamado por Jesus, e faz a Igreja passar à uma nova etapa de vida e missão.

O prefácio do Missal Romano para essa data solene explica-nos: “Hoje se completou o mistério pascal e sobre aqueles que fez filhos de adoção em Cristo teu Filho, efundiu o Espírito Santo, que na Igreja nascente revelou a todos os povos o mistério escondido nos séculos e reuniu todas as línguas da família humana em uma profissão de uma única fé”. Hoje, é papel de cada um de nós pedir ao Senhor, e comunicar aos homens por um autêntico testemunho de vida cristã, um novo Pentecostes!

Pentecostes 2019

Nessa graça, a Igreja em todas as partes do mundo prepara-se para celebrar no próximos dias o dom do Espírito. Em Roma, o Papa Francisco celebrará no sábado (08.06), às 18h (horário italiano) a Vigília de Pentecostes, na Praça São Pedro, e no mesmo local o Pontífice preside a Celebração Eucarística da Solenidade de Pentecostes no domingo (09.06), às 10h30, que se encerra com a oração do Regina Coeli.

A Igreja viverá portanto, nos próximos dias, um tempo forte de comunhão e espiritualidade. O padre Giuseppe Midilli, diretor do escritório litúrgico da diocese romana, fala sobre a expectativa e o que se prepara a celebração da Vigília: “Na Vigília de Pentecostes, uma renovada efusão do Espírito será a experiência culminante da diocese de Roma, reunida na  Praça São Pedro com o Papa Francisco, envolvida pelo abraço simbólico das colunatas que expressam a proximidade do Paráclito, iluminada pelas tochas que simbolizam os sete dons, convocada como comunidade em festa, que canta e louva o Ressuscitado, interpelada e regenerada pela Palavra, para colocar-se sempre no seguimento de Cristo”.

O nascimento do CHARIS

Um importante acontecimento que marcará a celebração de Pentecostes em 2019 será a oficialização, pelo Papa Francisco, do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, denominado Charis. O Charis se estabelecerá como um serviço de comunhão, em nível internacional, para todas as expressões da Renovação Carismática Católica (RCC), uma “corrente de graças” cujo nascimento na Igreja em 1967 veio como um fruto do Concilio Vaticano II.

O serviço prestado por esse organismo abraçará a realidade das Comunidades Novas, dentre as quais nós, Sementes do Verbo, estamos incluídos. Por esse motivo, enquanto nossas casas de missão no Brasil e no mundo vivem em comunhão com a Igreja, respectivamente nesse sábado (08/06) e domingo (09/06), a Vigília e a Missa de Pentecostes, também estaremos presentes em Roma, celebrando Pentecostes e o nascimento do Charis junto ao Santo Padre, o Papa Francisco, e aos milhares de fiéis que se reúnem aos pés de Pedro, pedindo a graça de reviver a experiência do cenáculo. Seremos representados nesses eventos por nossos fundadores Diácono Georges e Marie-Josette Bonneval, por nossa formadora geral Irmã Maria Sarah, e por Irmã Maria Faustina, membro do conselho de formação da Sementes do Verbo.

Com toda a Igreja pedimos nesses dias uma nova efusão do Espírito Santo, que proporcione a todos os homens um encontro pessoal com Jesus Cristo, Senhor e Salvador, uma abertura mais profunda à palavra de Deus, em vista o exercício dos carismas e para a Nova Evangelização no serviço fiel à Igreja.

Da redação Gabriel Sampaio
Assessoria de Comunicação - RJ

Gabriel Sampaio