Um compromisso com Deus e com os irmãos

Testemunho do casal Leandro e Elizete, membros de Aliança da Comunidade Sementes do Verbo, sobre a experiência que os leva a evangelizar outras famílias.

Casamento Leandro e Elizete - setembro de 2014.

Casamento Leandro e Elizete - setembro de 2014.

Nós conhecemos a Comunidade Sementes do Verbo em 2012, através de familiares que estavam vivendo a experiência do Ano Sabático em Belém/PA, na Casa Monte Tabor. Nessa época, também carregávamos uma sede de conhecer mais a Palavra de Deus. Já morávamos juntos há 5 anos, mas não éramos casados na Igreja. Então, em nosso relacionamento atravessamos uma crise, quando tivemos a oportunidade de participar de um retiro para casais ‘Amar é Perdoar’. Estávamos a ponto de nos separar, quando optamos por dar essa última chance ao nosso relacionamento. Nesse retiro tivemos a experiência de sermos acompanhados espiritualmente, e de lá saímos decididos a ingressar na Escola do Ano Sabático.

Elizete: “Passado algum tempo, o Leandro começou a dizer que não iria mais. Então, após um momento de partilha e oração, sob a moção Espírito decidi dar esse passo de fé por mim mesma, acreditando que o próprio Senhor seduziria o coração dele, e ele iria para Palmas junto comigo. Comecei então um tempo forte de oração, e jejum, confiando a Deus toda essa situação. Até que um dia o próprio Deus falou com ele, através da Palavra (Dt 3,4): ‘Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor’, e ele decidiu-se novamente pelo Ano Sabático. O Senhor tinha uma obra para realizar em nossas vidas, como casal, como família, como missionários”.

Podemos afirmar que a Escola do Ano Sabático foi uma via de salvação em nossas vidas. Recebemos inúmeras graças. Fomos iluminados pela Palavra de Deus, pudemos estar mais próximos Dele na Adoração diária, recebemos graças de conversão e curas interiores através do Acompanhamento Espiritual... além de termos recebido os sacramentos da Eucaristia e do Crisma. Nós vivemos nesses meses, pessoalmente e enquanto casal, uma escuta profunda de Deus. Vamos levar essas graças para o resto das nossas vidas.

Após o Ano Sabático fizemos um período de seis meses em um estágio missionário, a fim de fortalecer a nossa vocação e nos preparar melhor para voltar para casa. Depois desse tempo voltamos para a nossa cidade (Moju/PA), para a nossa casa e para as nossas atividades em nossa paróquia de origem. No dia seis de setembro de 2014 nós nos casamos. A Comunidade Sementes do Verbo nos ajudou em toda essa preparação para o matrimônio, nos fortalecendo e nos formando, humanamente e espiritualmente, para receber o sacramento, e esteve presente no dia da celebração, ajudando em tudo, desde a recepção aos cuidados com a Liturgia. A Comunidade verdadeiramente esteve como a nossa família nesse dia especial, a nossa família espiritual.

Todas essas experiências mudaram completamente as nossas vidas. Somos hoje uma família missionária, nos alimentamos todos os dias da Palavra de Deus através da Lectio Divina, e conseguimos avançar a cada dia com a força do Espírito Santo.

Durante o Ano Sabático sentimos em nossos corações a necessidade de anunciar a Palavra de Deus em nossa cidade, e de permanecermos ligados à Comunidade por um laço espiritual, um vínculo de comunhão. Então, em 28 de maio de 2015, com a bênção do nosso bispo Dom José Maria, abrimos uma Casa de Aliança em nossa residência. A partir desse engajamento, permanecemos comprometidos com a Nova Evangelização, e podemos ver e tocar a mudança de vida nas pessoas que participam de nossa casa, contemplamos a restauração de tantas famílias, e a sede de Deus que cada um carrega... Tudo isso pela graça do Carisma, presente aqui em Moju, através da nossa Casa de Aliança!

Elizete e Leandro com Regina (mãe de Leandro) e a Renata Kelly (irmã de Leandro). Festival das Famílias 2018 - Palmas.

Elizete e Leandro com Regina (mãe de Leandro) e a Renata Kelly (irmã de Leandro). Festival das Famílias 2018 - Palmas.

Participamos todos os anos do Festival das Famílias em Palmas/TO, para estarmos sempre unidos à esse Carisma que salvou as nossas vidas, e que também pode salvar outras famílias! É verdade que enfrentamos a cada ano novos desafios para ir ao Festival. Dificuldades financeiras, mas também a resistência inicial das famílias em darem o seu “sim” a essa experiência.

Fazemos então visitas nas casas, rezamos com as famílias e partilhamos nosso testemunho para mostrar às pessoas o quanto é importante essa experiência com o Espírito Santo, através da Palavra de Deus. Em 2019, uma dificuldade enfrentada é a logística para viajarmos. Vale muito a pena ultrapassar todas as dificuldades para chegar ao Festival das Famílias. Conseguimos reunir um valor para alugar uma van que nos levará até Belém. Devido ao rompimento da ponte pela qual geralmente passamos, será necessário fazer um percurso por uma estrada de chão, mais longo. Quando chegarmos em Belém, nos juntaremos a uma outra caravana para seguir viagem até a Casa Mãe, em Palmas. Mas confiamos no Senhor, que sempre cuidou e continuará cuidando de nós! Esperamos que muitas famílias possam ser alcançadas por esse amor misericordioso do Pai. Que muitas famílias possam experimentar a paz e a alegria que hoje habitam os nossos corações!

Saiba mais: Festival das Famílias 2019