Arquidiocese de Belém celebra a ordenação de 37 novos diáconos permanentes

Trinta e sete novos diáconos foram ordenados no dia 15 de Agosto de 2019, na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e concelebrada por seu bispo auxiliar, Dom Antônio Ribeiro. Os fundadores da Comunidade Sementes do Verbo, Diácono Georges e Marie-Josette Bonneval estiveram presentes na celebração, para revestir o novo Diácono Edivaldo Aguiar com vestes diaconais.

Dom Alberto em sua homilia, falou aos recém ordenados que “não existe cristão sem vocação, vocação que é um olhar de Deus voltado para cada pessoa” e insistiu dizendo que “todos, sem exceção têm um lugar na Igreja!”. Estes homens de fé descobriram e prepararam-se para viver a vocação do diaconato permanente, ajudados por suas esposas, que acompanharam o processo da formação diaconal ao longo dos últimos cinco anos. As esposas receberam de Dom Alberto a missão de serem “vigárias diaconais”, ou seja, serem responsáveis pelo ministério exercido por seus esposos na Igreja de Cristo. E concluiu sua homilia pedindo para que toda a assembleia alargasse o coração para o horizonte das vocações.

Confira os testemunhos de dois dentre os novos Diáconos:

-  Diácono José Edivaldo Gomes de Aguiar, primeiro diácono ordenado sendo Membro de Aliança Sementes do Verbo, juntamente com sua esposa, Sônia Alves, com duas filhas na Comunidade Sementes do Verbo: Irmã Maria (consagrada, missionária no Rio de Janeiro/RJ) e Nayane (noviça, missionária na Bélgica). Seu lema diaconal é: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos constitui para que vades e produzais fruto” (Jo 15, 16). Palavra esta que confirmou seu chamado desde o princípio de sua caminhada na Comunidade, na alegria de ter sido eleito por Deus no Carisma SdV, junto com toda a sua família.

- Diácono João Batista da Silva Chaves, pertencente a paróquia Bom Pastor, casado com Raimunda Chaves, e pai de duas filhas na Comunidade: Irmã Maria Verônica (consagrada, missionária no Rio de Janeiro/RJ) e Beatriz (noviça, missionária em Palmas/TO). O seu lema diaconal é: “Eis aqui a serva do Senhor e faça-se em mim a tua vontade” (Lc 1, 38). Sua maior alegria neste dia foi contemplar que toda a sua família está a serviço de Deus.

 

 Créditos imagens 4, 5 e 6 : Salim Wariss