Um ano sabático para Deus

Estamos próximos de encerrar mais um mês de Agosto, para a Igreja no Brasil, o mês vocacional! Ao longo de quatro semanas, em todo o país, os cristãos católicos puseram-se a refletir sobre a beleza do chamado de Deus, em suas diversas expressões e estados de vida. Convencidos de que “Todo chamado de Deus é uma história de amor única e irrepetível” (S. João Paulo II), e de que não há pessoa que esteja isenta do chamado ao seguimento do Senhor, rezamos para que todas as mulheres e os homens de Deus encontrem o seu lugar na Igreja, e realizem-se na vivência livre e feliz da divina vontade.

Durante todo esse mês tivemos oportunidade de partilhar diversos conteúdos vocacionais, e de testemunhar através da série “Vocação” sobre o Sacerdócio, o Matrimônio, a Vida Consagrada/Religiosa, e os Leigos. Em nossas casas de missão e em nossas redes digitais, buscamos responder ao apelo do Papa Francisco: “A Cultura Vocacional acontece quando nós damos testemunho da nossa vocação. O Espírito Santo suscita na Igreja muitas vocações, muitos ministérios ordenados e não-ordenados. A Igreja, sensível a esta realidade, é chamada a promover, a rezar, a animar todas as vocações” (Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 2016).

Nessa última semana, nós, Comunidade Sementes do Verbo, desejamos apresentar a Escola do Ano Sabático, nosso apostolado fundamental, como um tempo propício para um discernimento vocacional profundo e acompanhado pela Igreja.

Ano Sabático

Acolhemos jovens e adultos em nossas casas durante um período de nove meses – o tempo de uma gestação – para viverem a experiência de ser novamente gerados pela Palavra de Deus, pela Liturgia e pela Vida Fraterna. O programa formativo, a vida regular de oração, e a graça do trabalho humano em equilíbrio com a missão evangelizadora, favorecem a escuta e o discernimento da vocação específica de cada um, na diversidade de carismas que formam o Corpo de Cristo. O objetivo da Comunidade a cada nova turma que se inicia (atualmente, em diversas localidades no Brasil e no exterior) é formar e enviar discípulos missionários para o serviço da Igreja e para a vida do mundo.

Os cristãos de hoje necessitam de solidez e coerência em suas vidas, em resposta aos compromissos profissionais, familiares e vocacionais. Leticia Miranda, nutricionista, partilha: “Decidi dedicar um tempo à Escola do Ano Sabático, para que pudesse entender o equilíbrio entre a vida humana e a vida espiritual, e percebi que as duas não podem andar separadas. Tenho agora um grande desejo de poder repassar esse equilíbrio a outras pessoas”. Marcus Vinicius Moraes, administrador, testemunha também a sua experiência: “Em 2013 eu fiz a maior experiência da minha vida: o Ano Sabático. Depois de duas faculdades e duas pós-graduações, onde adquiri muito conhecimento para o mundo, foi nos nove meses desta verdadeira ‘Faculdade do Amor’ que eu aprendi, entre outras coisas, algo que me fazia muita falta: amar e se deixar ser amado por Deus e por meus irmãos”.

Nesse sentido, ofertamos nossas vidas para realizar ano após ano essa grande Escola de Evangelização, segundo a pedagogia inspirada pelo Espírito Santo no seio do carisma fundador de nossa família espiritual. Encorajamos cada jovem ou adulto que deseja fazer esse encontro consigo mesmo e com o seu próprio mistério, com Deus e com os irmãos, a oferecer esse tempo para uma escuta profunda da Palavra do Senhor, no coração da Comunidade Sementes do Verbo. Eis o ano da graça!

“O Ano Sabático é uma obra de construção, fazendo memória (anamnese) do passado sob o olhar de Cristo, ajustando o presente ao Espírito Santo, num santo abandono nas mãos do Pai para o futuro” (Diácono Georges Bonneval, fundador SdV).

Para maiores informações: ano.sabatico@sementesdoverbo.org

(21) 96981-3342