“Vem e segue-me” (Mt 9, 9).

Igreja no Brasil celebra em Agosto o mês das vocações.

Jesus

A cada ano a Santa Igreja no Brasil celebra o mês de Agosto como o mês das vocações. Vocação, palavra que deriva do latim “vocare”, quer dizer chamado, escolha, desígnio. Encontrar-se, portanto, com a própria vocação é, para cada homem, conhecer a verdade revelada de Deus sobre a sua própria existência. Todos os discípulos de Cristo partilham de uma vocação comum: à vocação para a santidade e a evangelização do mundo (cf. CIC 1533), entretanto, a cada um de nós o Senhor permite perceber que escolheu e destinou para uma obra particular, no seu desígnio de salvação, e na vida do seu povo.

A Igreja reconhece a importância e a beleza de todas as vocações, e é consciente da diversidade e da complementariedade entre elas. Trata-se da descoberta de Santa Teresinha do Menino Jesus: “Outro tanto acontece no mundo das almas, que é o jardim de Jesus. Quis Ele criar os grandes Santos que podem comparar-se aos lírios, e às rosas; mas criou também os mais pequenos (sic), e estes devem contentar-se em serem boninas ou violetas, cujo destino é deleitar os olhos do Bom Deus, quando as humilha debaixo de seus pés. Consiste a perfeição em fazer sua vontade, em ser o que Ele quer que sejamos” (Manuscrito A, 2v).

Nesse sentido, cada cristão católico é chamado a conhecer as diferentes realidades vocacionais que integram o corpo de Cristo (a Igreja), e a bem discernir o seu lugar nesse corpo, a escutar e interpretar a voz do Senhor que continua a ecoar, embora de diferentes formas, no coração do homem: “Vem e segue-me” (Mt 9, 9).

Recebemos do Espírito Santo, principal e primeiro “fundador” da nossa Comunidade e todas as comunidades cristãs, a graça de reunirmos em torno do Carisma Sementes do Verbo os diversos estados de vida do povo de Deus. Durante esse mês de Agosto, nos unimos à Igreja em todo o Brasil, e apresentaremos aqui em nosso site, assim como em todas as nossas redes sociais, uma série de conteúdos vocacionais. Na primeira semana trabalharemos o tema da Vocação Sacerdotal; na segunda semana vamos conhecer mais sobre o Matrimônio e a graça das famílias; na terceira semana vamos aprofundar sobre a realidade da Vida Consagrada; e na quarta semana testemunharemos sobre o papel dos Leigos na Igreja.

Desejamos a todos um santo mês vocacional, e que cada um descubra a alegria de estar no seu lugar, para maior glória de Deus e a para a vida e salvação do mundo.

“O Senhor continua nos chamando a segui-lo”. Respondamos a Ele com o nosso generoso “sim”: “Eis-me aqui”. (Papa Francisco)


Confira aos episódios da série “Vocação”