Comunhão de Carismas em prol da Revitalização do sítio da Pastoral Carcerária RJ

Sítio Pastoral Carceraria

21 de abril de 2019. Domingo de Páscoa. Na Igreja do Rio de Janeiro, o mistério da ressurreição celebrado em solene liturgia reflete-se na transformação dos principais espaços do sítio da Pastoral Carcerária arquidiocesana, localizado na estrada Guandú do Sena, em Bangu, em frente ao Complexo Penitenciário de Gericinó. O projeto de restauração, iniciado em maio de 2018, partiu de um pedido da pastoral através de Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (nessa altura bispo referencial para a PCr), para a Comunidade Sementes do Verbo, presente há 3 anos em missão na capital fluminense.

Para além de envolver-se diretamente no enfrentamento às violações de direitos e da dignidade humana que ocorrem dentro dos cárceres, a Pastoral Carcerária desenvolve há mais de 30 anos no Rio de Janeiro regularmente um serviço de escuta e acolhimento, catequese e iniciação à vida cristã, em vista de ser “ser a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado pela superlotação, condições insalubres e tortura sofrida pelas pessoas privadas de liberdade”.

Visando impulsionar a evangelização, e realizar o acolhimento dos egressos e das famílias dos presidiários alocados no Complexo de Gericinó, a PCr, sob a liderança do Pe Bruno Trombeta, iniciou há algumas décadas a construção de um sítio na região de Bangu. Projeto esse que não conheceu avanço após o falecimento do sacerdote, que assessorava diretamente o trabalho da Pastoral Carcerária do Rio. O sítio permaneceu então quase que em estado de abandono, por aproximadamente 15 anos, mantendo-se ativo nesse período apenas um pequeno escritório administrativo da PCr/Rio.

Entretanto, os bispos do Rio de Janeiro conservaram no coração uma inquietação em relação ao local. Até que em no início do ano de 2018 a arquidiocese do Rio confiou a restauração do sítio à Comunidade Sementes do Verbo. Um trabalho realizado graças à comunhão de carismas, e a iniciativa de diversos grupos, o apoio dos moradores locais, e ajudas do poder público. 1 ano depois, na Solenidade da Páscoa do Senhor em 2019, Dom Joel celebrou junto à Sementes do Verbo e a dezenas de famílias da região de Bangu a reinauguração do sítio, que conta com um centro de formação, um centro de atendimento da pastoral carcerária, quartos de acolhimento, um consultório médico/odontológico, lanchonete e livraria.

“Aquilo que era um sinal visível de abandono, hoje é um sinal de esperança e ressurreição. O desafio agora é construir, novamente pela comunhão de carismas, a vida pastoral nesse local”, disse Dom Joel, no ato da inauguração. A arquidiocese do Rio continua as atividades da Pastoral Carcerária no sítio, em comunhão com a paróquia local e em favor da população que vive nos arredores, dividindo agora os espaços com a Comunidade Sementes do Verbo, que estabelece missão permanente em Bangu, aliando-se à PCr no trabalho com os encarcerados e seus familiares.