"Crescer em santidade!" - Dia de Retiro na Bélgica

“Crescer em santidade” foi o tema do primeiro “bezinningsdag” (dia de retiro), do ano pastoral 2019-2020 em Tongeren (Bélgica). No sábado, dia sete de setembro de 2019.

O dia de retiro começou com o ofício das Laudes (louvor da manhã) animado pela Comunidade, seguido da primeira formação do dia. As pregações foram ministradas pelo Padre Karel D’Huys (vigário geral da diocese de Hasselt), sobre a exortação apostólica “Gaudete et exsultate” (alegrai-vos e exultai) com o chamado à santidade no mundo atual. Após um tempo de deserto, houve um momento de “praten met citaten”, para motivar uma discussão em grupos a partir de citações extraídas da exortação do Papa Francisco, onde as pessoas puderam deixar-se interpelar pela chamada à santidade que é dirigida a todas as pessoas de maneira personificada.  

A Missa de encerramento foi na Basílica de Tongeren, a celebração foi presidida por Dom Patrick, para festejar a patroonsfeest de Hasselt e Tongeren: A Virgem Maria, causa de nossa alegria! E o bispo dizia em sua homilia que é a partir da Virgem Maria que poderemos ser consolados e receber a força para testemunhas neste mundo, nesta cultura! E dizia “a nossa vocação é a santidade!”