Compromissos de vida na Comunidade Sementes do Verbo

Nos dias 26 e 27 de novembro a Comunidade Sementes do Verbo celebrou, em espírito de alegria, a renovação de compromissos, engajamentos e tomadas de hábito de diversos membros na sua casa de missão Monte Tabor em Belém-PA.

No contexto das Comunidades Novas da Igreja Católica, a Sementes do Verbo possui em seu seio diversos estados de vida: irmãs e irmãos consagrados (entre eles padres), casais e famílias missionários e irmãs e irmãos celibatários. Todos estes membros também fazem um caminho de engajamento comunitário que possui várias etapas. É nesse sentido que as cerimônias de profissão de seus compromissos são um motivo de grande júbilo por parte de todos.

No primeiro momento houve a renovação dos votos de três leigas consagradas na comunidade durante uma Celebração Eucarística presidida por Dom Sosthene, bispo da diocese de Obala, República dos Camarões, na presença dos fundadores Diácono Georges e Marie Josette e da formadora geral Irmã Maria Sarah.

No dia seguinte, a comunidade se alegrou novamente com os engajamentos na vida comunitária divididos em três etapas: Discípulos, Filhos e Doados, seguidos da admissão à Vida Consagrada, profissão de votos e tomadas de hábito, que reuniu 400 pessoas na celebração da missa, entre membros da comunidade, parentes e amigos dos missionários. Tudo ocorreu na presença do arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira.

 Durante a santa missa o pastor da Igreja de Belém contemplou o momento com grande entusiasmo afirmando que “responder o chamado de Deus e consagrar-se a Ele não faz mal a ninguém, ao contrário só faz bem, pois quem se consagra ao Nosso Senhor nas diversas vocações na Igreja tem um crescimento, uma subida, um aumento na sua dignidade, na sua alegria, no seu gosto de viver”.

Entre as renovações e novos engajamentos, a Comunidade Sementes do Verbo teve a profissão do compromisso de 30 Discípulos, 22 Filhos e 8 Doados. No caminho da Vida Consagrada 5 foram admitidos, 6 professaram seus primeiros votos e receberam o habito, outros 6 professaram votos temporários e mais dois professaram votos perpétuos.