Posts in Palavra do Fundador
Compreender o mal e o pecado através do olhar de Deus | Palavra do fundador - MARÇO 2023

Esse tempo da Quaresma que se inicia nos convida, como vimos no mês precedente, a vários níveis de conversão, mas é igualmente necessário considerar nossa maneira de apreender o mal e o nosso próprio pecado. E isto deve ser feito “sob o olhar de Deus” e à luz de Sua Palavra.

Read More
A necessidade da moral sexual cristã: Passar do utilitarismo ao personalismo

No livro “Amor e Responsabilidade”, Karol Wojtyla, desenvolve acima de tudo a sua visão filosófica do casamento e da sexualidade. É um trabalho profundo em consonância com os ensinamentos tradicionais da Igreja sobre: amor, moral sexual, casamento, ética sexual... a partir de uma visão filosófica, mas baseado nos ensinamentos dos Evangelhos.

Read More
A Virgem Maria: Rainha das Virtudes | Palavra do Fundador | AGOSTO

É inegável que o papel da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo Nosso Senhor, nunca cessou de nos desafiar no decurso da história da humanidade, pelo seu papel no plano de Deus e na história da salvação. No entanto, é importante saber de que poder e força estamos falando! E igualmente quando usamos os termos: rainha, realeza e virtudes. Não devemos confundir o uso destes termos e devemos ter o cuidado de não os interpretar num sentido profano, mas sim numa dimensão teológica e espiritual de acordo com a fé da Igreja.

Read More
A paternidade e a maternidade responsáveis | Palavra do Fundador | JULHO

A grandeza da união, da procriação e da educação A formação deste mês de julho foi baseada na "Carta às Famílias" de São João Paulo II (publicada em 1994), uma Carta Apostólica escrita pelo Papa durante o Ano Internacional da Família, por iniciativa das Nações Unidas para o ano de 1994. Esta Carta, que terá em breve trinta anos, não envelheceu de todo e pode realmente ser estudada como um ensino pastoral atual.

Read More
As sete Bem-aventuranças e os sete Dons do Espírito Santo | Palavra do Fundador | JUNHO

Neste Compêndio dedicado ao tema da "responsabilidade", pensamos que seria bom analisar o que um Padre da Igreja como Agostinho descobriu e escreveu em relação à responsabilidade na vida moral cristã. Através dele podemos descobrir como é importante não desconectar as exigências da vida moral e social da vida espiritual. Com efeito, uma depende da outra. É por isso que escolhemos esta relação agostiniana entre: as Bem-aventuranças Evangélicas vividas com a ajuda dos Dons do Espírito Santo.

Read More