Famílias Missionárias

A vocação para os casais e as famílias que vivem em comunidade é muito diferente da vocação dos casais cristãos engajados no mundo. Mais do que uma consagração, cujo termo se refere mais a um celibato consagrado, cada casal e família na Comunidade é doada a Deus. O casal e a família já estão reunidos numa comunidade sacramental, e eles já formam uma pequena “igreja doméstica”.

Os casais na Comunidade vivem e assumem plenamente sua vocação matrimonial e familiar, fazendo inteiramente parte da comunidade. Eles vivem, junto com os seus irmãos e irmãs de outros estados de vida, a mesma espiritualidade e partilham com eles a vida comunitária e missionária.

É à luz e segundo a inspiração do Espírito Santo que devemos considerar a vocação de casal e da família em comunidade. E assim como as pessoas consagradas vivem e aprofundam sua própria graça, consagradas no celibato virginal em uma Nova Comunidade, no sopro e na luz do Espírito Santo, também os casais e as famílias podem “consagrar” sua vida de casal, numa obra comunitária, eclesial e missionária. Isto não é novidade na história da Igreja. Desde a Igreja primitiva, encontramos nos Atos dos Apóstolos, casais chamados a viver uma missão particular na vida das primeiras comunidades cristãs.

Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade Sementes do Verbo

 
 

O Matrimônio

A família, a casa, é o lugar da oração, da partilha, da atenção, da ternura, do olhar, do abraço, do afeto. O amor na família “é uma força para a vida de Igreja”. E a família é ponto de partida e é também ponto de chegada para todos nós. (…)
O casamento é uma comunhão por toda a vida. Pede um consentimento mútuo e integral, irrevogável, traz consigo uma íntima comunhão de vida. Por isso precisa ter vocação para o casamento. E o sacramento dá essa força para o casal ter uma íntima comunhão de vida. São Paulo ensina: “A união do homem e da mulher é sinal da união de Cristo e da Igreja” (cf. Ef 5, 21-33). Esse sacramento é grande porque ele expressa a união de Cristo com a sua Igreja.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria de Belém e Bispo Garante da Comunidade Sementes do Verbo

Conheça o testemunho dos Casais em nossa Comunidade!


O Casal Discípulo Missionário

A comunidade acompanha cada casal e permite-lhes os meios necessários à sua formação e crescimento, pelos:

- Momentos de oração em casal;

-Tempos específicos de formação;

-Tempos de missão específicos;

-Ritmos apropriados;

A primeira exigência para o casal engajado na comunidade é a vida de oração, que é o fundamento do seu chamado. Os casais e os filhos são um dom para a comunidade, e a comunidade é um dom para os casais e filhos.

(Trechos da Regra de Vida Sementes do Verbo)

 
 

Um chamado de casais-discípulos missionários, numa vida comunitária de tempo integral, é um chamado muito exigente que requer de cada cônjuge, uma vida cristã profunda e uma motivação evangélica sem ambiguidade. O que esta vida comunitária implica para os casais e famílias, e também para a comunidade que os acolhe? O ponto mais importante a considerar, neste chamado radical do casal-discípulo, é nunca esquecer a sua própria identidade: a de ser um casal e uma família! Trata-se de viver a coordenação harmoniosa entre duas realidades distintas: a vida interna própria de cada casal e família, e a vida em uma comunidade alargada, que acolhe todos os estados de vida. Isto requer, a existência de uma “correia de transmissão” entre estas diferentes realidades.

Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade Sementes do Verbo

 
 

Famílias Consagradas ao Amor

Cada casal é uma comunidade particular. Cada família é uma comunidade em si. A Comunidade de Vida é uma grande família, que integra e reúne todas as realidades e estados de vida. Do mesmo modo, existe uma identidade pessoal, uma identidade conjugal, uma identidade familiar e uma identidade comunitária. Cada casal e família, nessa vocação de “discípulos de Cristo em comunidade”, é chamado a viver uma renúncia, deixando uma atividade profissional, com suas seguranças e vantagens, para se colocar disponível ao serviço da comunidade.

 

Alguns tiveram até que renunciar a uma existência social agradável e confortável, para abraçar, em nome do Evangelho, uma vida mais sóbria e desapegada. É um grande bem, um grande tesouro para uma Comunidade, poder contar com casais unidos pelo casamento e por um chamado de amigos do Senhor. É um fermento de unidade e de fecundidade para esta Comunidade.

Oremos para que possamos nos tornar, uns para os outros, dignos da confiança no Senhor. Certamente, esse chamado de casais-discípulos- missionários é exigente, mas vem acompanhado com inúmeros frutos magníficos, dos quais os filhos são sempre, mais cedo ou mais tarde, os beneficiários, mesmo que no presente pareçam não vê-los e, às vezes, até rejeitá-los. Um dia tomarão consciência da fidelidade de seus pais, das graças vividas e dos valores que lhes foram transmitidos.

Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade Sementes do Verbo