Festival das Famílias Internacional

Festival das Famílias 2023 →

Inscreva-se

Festival das Famílias 2023 → Inscreva-se →

 

O Festival das Famílias é um encontro preparado pela Comunidade Sementes do Verbo para que você e sua família façam uma experiência única com Deus!
 São cinco dias de uma profunda vivência familiar e espiritual, com programações para todas as idades: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos!

Desde o ano de 2007 que a Casa Mãe SdV, situada em Palmas/TO, recebe famílias vindas de todo o Brasil com o objetivo de participar do Festival das Famílias. Estar em família, partilhar, conviver e celebrar são alguns dos motivos que levam à participação de centenas de pessoas que encontram neste Festival uma possibilidade de encontro com Deus, de celebrar as graças vividas ou de restabelecer laços.

Como surgiu o Festival das Famílias?

“Desde o início, o que recebemos como uma evidência: a necessidade desses casais é viver um tempo forte de renovação espiritual, encontrando-se como casal e com os filhos. Tratava-se de organizar uma espécie de ‘retiro espiritual de verão’, propondo: tempos diários de formação conjugal, atividades para as crianças (por faixas etárias), celebrações litúrgicas comuns e tempos livres para incentivar as confissões, os acompanhamentos (pessoal e em casal), e também possibilidades de partilha conjugal. E outro elemento que nos parecia necessário: o de promover tempos de encenação bíblica, em que os pais participavam com seus filhos. Havia muita cumplicidade, comunhão, criatividade e descoberta do outro, nestes momentos de jogo. A Comunidade, por sua vez, preparava noites artísticas variadas, de forma a permitir um ambiente saudável, acessível, apresentando uma mensagem de valor cristão tanto para as crianças quanto para os pais.

Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade Sementes do Verbo

O que é o Festival das Famílias na Comunidade Sementes do Verbo?

O Festival das Famílias é para nós esse momento ápice, um momento único, de grandes graças, onde tocamos, ao longo destes anos, a transformação de muitas pessoas. Tornando-se assim um momento festivo, de alegria para todos e para a Comunidade também. A pedagogia do Festival traduz-se nos horários e atividades propostas. Um horário base é dado como modelo, visando privilegiar um equilíbrio entre oração, liturgia, sacramentos, evangelização e formação, acompanhamento pessoal, do grupo e das fraternidades, oficinas e apresentações artísticas, tempos fraternos e lúdicos, não esquecendo também a graça do silêncio e da interioridade. A cada ano, buscamos desenvolver um tema de acordo com os ensinamentos da Igreja e conforme a oração do nosso fundador. Esse tema central será expresso nas artes em forma de musicais: trabalhando assim a música, o teatro, a dança; com muitas cores e dinamismo, para alcançar todas as idades”.

Ir. Catarina, Virgem Consagrada da Comunidade

Histórico

2007-2015

Essa festa de evangelização das famílias teve seu início em 2007, com a bela participação de quase 150 pessoas numa pequena tenda na Casa Mãe em Palmas e muitos... muitos atos de fé. Em 2015, esse número alcançou cerca de 750 participantes.

2016

O pré-Festival das Famílias de 2016 foi, certamente, um dos mais exigentes! Entre a Adoração Perpétua, o louvor e as obras de construção da Tenda, a Comunidade de Vida e Aliança reuniu todos os esforços e sacrifícios escondidos para que a semente pudesse brotar e produzir frutos em abundância. Agradecemos a todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente para essa obra realizada pela fé comunitária. São José nos amparou em todas as necessidades materiais e espirituais e, para a glória de Deus, no minuto em que se colocava a última placa da cobertura da tenda e se ligava o som do palco, chegava a primeira caravana para viver o Festival das Famílias 2016.

2017-2019

Com a Casa Mãe a cada ano mais bela, o Festival das Famílias foi crescendo, ganhando tamanho, fazendo sombra a tantos que procuravam abrigo diante das novas ameaças que se colocam a cada tempo para as famílias. Então, pouco a pouco mais e mais pessoas foram chegando e encontrando seu lugar na grande família Sementes do Verbo, até que, mais uma vez, a casa ficou pequena.

2020 - 2021

Em 2020, o Espírito Santo impeliu a Comunidade a mais um novo desafio de crescimento: evangelizar as famílias em meio ao novo continente digital. Pela primeira vez o Festival das Famílias foi inteiramente online! Sem perder em nada a sua originalidade e qualidade formativa e espiritual, somos chamados para além das fronteiras a tornar a Palavra de Deus mais do que nunca acessível a todas as famílias.

2022

Neste ano, abrimos as portas novamente para vivermos juntos o Festival! O evento todo foi em duas modalidades: Olinne e Presencial! Unindo o que de melhor o evento proporciona às famílias com a velocidade e expansão da Internet!

2023

Te esperamos anciosamente para vivenciarmos juntos e unidos como o tema “ Um só em tua Mão” O Festival será nas duas modalidades, presencial e online. Para mais informações, acesse o site: Festival das Famílias (festivaldasfamilias.org)

 

Galeria de Fotos


Festival das Famílias online - 2020


Festival das Famílias 2019, Palmas - TO