capa.jpg
 

Vida Consagrada Feminina

A Consagração Virginal é um chamado de Deus e um carisma que a Comunidade acolhe com alegria e ação de graças. A vocação à vida consagrada é a história de um desejo, de uma sede. A Vida Consagrada, no meio de nós, é um chamado a deixar tudo para seguir Jesus de mais perto. É o chamado a uma radicalidade, aquela de amar Jesus acima de tudo.

Tornar-se consagrado é bem mais do que pertencer a uma comunidade e revestir um hábito. Supõe uma transformação profunda do ser! A vida consagrada não é um objetivo em si, mas é sempre em vista da missão. Quanto mais o consagrado se deixa configurar a Cristo, tanto mais O torna presente e agindo no mundo, em vista da salvação dos homens. Esse testemunho pessoal é primordial, ele precede e prepara toda a missão exterior. A sede da salvação das almas deve habitar os corações dos consagrados da comunidade, pois ela é um dos objetivos da sua vida consagrada.

Na Comunidade Sementes do Verbo, as etapas formativas são divididas em: Anunciação, Admissão à Vida Consagrada, Noviciado, Primeiros Votos e Tomada de Hábito, Votos Temporários e Votos Definitivos.

As Consagradas também são chamadas a serem filhas, mães e esposas de Cristo, seguindo o exemplo da Virgem Maria. As Irmãs que já fizeram os Votos Definitivos, podem professar os votos da Consagração das Virgens, sinal do “mistério esponsal da Igreja”. Sublinha a ligação de comunhão e afeição profunda, de adesão convicta a Cristo e à Igreja, nas mãos do Bispo protetor da Comunidade.

(Trechos da Regra de Vida)

 
 

Ser Consagrado

“A vocação à Vida Consagrada é de tornar ainda mais visível e realizável a ‘consagração’ batismal. Nesse sentido, a vida consagrada é esse, podemos dizer, “algo a mais” da vida batismal, uma existência transformada em Cristo que não pode realizar-se se não tiver por base um chamado particular e um dom especial do Espírito. Assim, o consagrado é eleito para se tornar, apesar da humanidade fraca, uma imagem viva e transparente do mistério de Cristo.

O Consagrado está consciente que ele foi humildemente eleito, sem méritos da sua parte, para um testemunho mais radical e engajado, tornando visível e atual o mistério de Cristo e do Seu rosto. Eleição que é, muitas vezes, fundada sobre o terreno das misérias e feridas humanas.”

Diác. Georges Bonneval, Fundador SdV

“O consagrado não tem força em si mesmo. Ele é um mistério. A Vida Consagrada é uma profecia para o mundo, mas o profeta não tem controle sobre sua profecia. Ele não tem as respostas. Nós, as Consagradas, estamos no mundo, mas não somos do mundo. “

Ir. Maria Faustina, Virgem Consagrada

 

"Um chamado para ser esposa de Cristo exige escuta contemplativa dos “olhos de pomba” (Ct 5,12). Exige confiança, abandono e profundidade. Pois Deus fala através do silêncio sem Palavras e de Palavras cheio de silêncio."

Ir. Maria Sarah, Formadora Geral da Comunidade e Responsável pela Vida Consagrada SdV

 

O chamado

O consagrado é chamado a conformar-se a Cristo progressivamente, a tornar-se como um sacramento vivo da presença de Cristo em meio aos homens. Os consagrados 'deixando-se guiar pelo Espírito num caminho ininterrupto de purificação', tornam-se, dia após dia, pessoas cristiformes, prolongamento na história de uma especial presença do Senhor Ressuscitado.

Para realizar esta vocação e cultura especial de comunhão, os consagrados devem viver a cada dia uma vida fraterna, alimentada pela oração pessoal e comunitária fiel, pela escuta e pela vivência da Palavra de Deus, pela vida sacramental, em particular o Sacramento da Eucaristia e o da Reconciliação e pela releitura da sua vida no Acompanhamento Espiritual regular.

Diácono Georges Bonneval, Fundador SdV


Admissão à Vida Consagrada e Noviciado

Esta primeira etapa é um caminho que permite ao candidato abordar as questões profundas para a sua vida, questões, às vezes, guardadas na profundidade do seu coração. (Cf. Jo 15, 16). Às vezes, o Senhor teve a iniciativa do Seu chamado a partir do vazio provocado pela sua ferida profunda, ou através de outras circunstâncias. A etapa da admissão permite ao candidato fazer um ato concreto em direção à vida consagrada e à comunidade, entrando num discernimento mais aprofundado da sua vocação.

(Trechos da Regra de Vida)

Primeiros Votos, Temporários e Definitivos

Os votos asseguram essa ancoragem no seio da comunidade e da Igreja. O hábito anuncia e é sinal de que a pessoa é consagrada, reservada a um Esposo Único: Cristo! O hábito dos consagrados cobre a pessoa inteira, como a sua vida está escondida em Cristo. A pessoa consagrada torna-se o bem próprio do Senhor.

Ele lançou a sua devoção sobre ela. O Senhor fixou Sua escolha sobre ela. Os três votos são como os três laços que asseguram uma solidez, pois são os laços de um amor maior. Os graus dos votos temporários são indispensáveis para subir “a escada do amor”, que é uma escada de união a Deus e de contemplação que só Deus pode medir: Obediência, Pobreza e Castidade. Votos Definitivos: A força defenderá com coragem o bem que o Senhor lhe confiou, a consagração, os três votos, à imagem da Virgem Maria aos pés da Cruz e das virgens mártires.

(Trechos da Regra de Vida)

 

Consagração das Virgens

As irmãs já consagradas de forma definitiva na Comunidade, podem desejar professar sua Consagração das Virgens, que é uma das formas mais antigas na Igreja.

Chamadas a serem “inteiramente consagradas a Cristo”, tornam-se sinal do mistério “esponsal” da Igreja, “virgens pelo fato da integridade da fé, esposas de fato de indissolúvel união com Cristo, mães de fato de uma multidão de filhos.” (Atribuída a um autor anônimo) .

“Dedicadas ao serviço da Igreja”, a sua presença na Comunidade sublinha a ligação de comunhão e de afeição profunda, de adesão convicta a Cristo e à Igreja, nas mãos do Bispo protetor da Comunidade. A oferenda da virgem consagrada revela a sua identidade e seu testemunho a partir da totalidade do dom da sua vida, que é comparável a um autêntico holocausto.

(Trechos da Regra de Vida)


A Alegria

Os consagrados são “pessoas capazes de despertar o mundo”! Esta foi a mensagem central do Papa Francisco em 2014, falando aos Superiores Gerais no fim da sua assembleia geral. E acrescentou que um consagrado “jamais deverá renunciar a sua profecia (...)'. Esta profecia, declarada pelo Santo Padre com tamanha ênfase, é certamente a alegria: “Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria!”. Esta é a beleza mais autêntica de uma consagração! Durante o Ano da Vida Consagrada, o Papa Francisco deixou como mensagem em uma de suas cartas circulares que “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”.

Esta alegria, fruto do Espírito Santo, torna a alma forte nos combates e capaz de resistir às maiores provações. Também confere um olhar profético para o futuro, porque evoca sempre as suas raízes na santidade do testemunho daqueles que a precederam. (…) Os consagrados trazem essa forte profecia da alegria do Céu pela oferenda total de suas vidas, resistindo às provas do tempo, a fim de exclamar: “Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós” (Rm 8, 18).

Ir. Maria Faustina, Virgem Consagrada

 

 

 

Conheça alguns dos testemunhos das Virgens Consagradas da Comunidade!

 
 


Testemunho de Ir. Maria Sarah no programa Discípulos Missionários

 
 
Com 9 anos de idade tive o primeiro encontro com o chamado de Deus para servi-Lo na Igreja não só por um tempo, mas por toda minha vida. (…) Hoje sou Virgem Consagrada na Comunidade Sementes do Verbo, desejo através desse Carisma poder ajudar aqueles que buscam o sentido da sua existência, a encontrarem em Deus e na Sua Palavra, o sentido de viver e assim também responderem com alegria e fidelidade ao chamado de Deus em suas vidas.
— Ir. Teresinha, Virgem Consagrada
 
Durante a oração das Vésperas, o Diácono Georges dizia: ‘ Você se decidiu por Jesus hoje, Ele também decidiu por você!’ Quando escutei essa palavra, tive a certeza de que era Deus que falava comigo e que Jesus me escolhia para ser Sua esposa. (…) Há uma frase de Santa Teresinha à sua irmã Celina que eu gosto muito: ‘Que Celina faça loucuras de amor por Jesus porque Jesus faz loucuras por Celinas’.
— Ir. Celina, Virgem Consagrada
 
 


Testemunho de Irmã Maria Faustina, Virgem Consagrada e missionária SdV. Terceiro episódio da série VOCAÇÃO.

 
 
Responder ao chamado de Deus é aceitar viver radicalmente a diferença entre ‘amar-se’ e ‘acreditar no Amor’. Ora que, o primeiro é um movimento natural e o segundo um ato de fé que os exigirá comprometer-se, entregar-se, dar-se. Vale a pena, no mundo de hoje, acreditar no Amor de Deus e por isso testemunhá-lo, difundi-lo.
— Ir. Maria Helena, Votos Temporários
 
Sou muito feliz porque Deus venceu! Sou muito feliz de dar a vida para sempre! Hoje, na missão em Obala, nos Camarões, na África, sou feliz de dar a minha vida para semear o Carisma numa outra cultura! Temos que ser criativos para evangelizar! Aprendemos a amar a Igreja na sua beleza e na sua diversidade! Muitas vezes não temos energia, água, ficamos doentes. Muitas vezes nos sentimos incapazes de saciar a fome de todo um povo, de ajudar todas as crianças a ter acesso à educação, ou resolver as imensas carências na área da saúde… sabemos que o nosso “Sim” doado com amor, faz toda a diferença.
— Ir. Maria João, Votos Perpétuos