Comunidade Sementes do Verbo celebra grande Festa da Vida Consagrada

Comunidade Sementes do Verbo celebra grande Festa da Vida Consagrada

“A vida consagrada, no meio de nós, é o chamado a deixar tudo para seguir Jesus de mais perto. É o chamado a uma radicalidade, aquela de amar Jesus acima de tudo. (cf. 1 Cor 7, 32-35) Este chamado supõe então um dom de Deus particular que não é dado a todos, como o próprio Jesus sublinha. (cf. Mt 19, 10-12; Jo 21, 15) A comunidade reconhece a vida consagrada em seu seio como um bem precioso e nobre: «colunas esculpidas no palácio do Rei», a «pupila dos seus olhos».” (cf. Sl 144, 12; Zc 2,12). (Livro de Vida SdV 211)

A Comunidade Sementes do Verbo se alegra e dá graças pela grande festa da Vida Consagrada, realizada em celebração eucarística solene, presidida por Dom Alberto Taveira (bispo garante SdV) no dia 01 de dezembro, na Casa Monte Tabor – Belém/PA, na ocasião do XVII Retiro Anual da Vida Comunitária. Cerca de 450 pessoas estiveram presentes, entre membros de vida e aliança da Comunidade, familiares e amigos. 

Admissão e Primeiros Votos

“A vocação à vida consagrada é a história de um desejo, de uma sede. (cf. Sb 8, 2) (...) E pouco a pouco, o chamado de Deus torna-se preciso, vai desabrochando” (Livro de Vida SdV 211)

Admissão no Caminho Formativo da Vida Consagrada SdV

Admissão no Caminho Formativo da Vida Consagrada SdV

 A celebração foi marcada pela Admissão de 06 irmãos e 02 irmãs ao Caminho Formativo da Vida Consagrada . Esse rito marca o início de uma nova etapa formativa para os candidatos: o noviciado; pelo qual se preparam a partir de agora para a profissão dos primeiros votos na Vida Consagrada na Comunidade. O sinal visível que esses jovens passam a carregar é o pré-hábito, uma vestimenta que antecede o hábito, a ser recebido na cerimônia de consagração.

Consagrados

Além do rito de Admissão, houve a Profissão dos Primeiros Votos de 14 novos consagrados SdV (6 homens e 8 mulheres). No mesmo rito, ao professar pela primeira vez os votos de Pobreza, Castidade e Obediência, os novos consagrados foram revestidos pelo hábito e receberam um nome novo, de acordo com o mistério, a essência, que cada um recebe de Deus e testemunha a partir de agora em sua vida e missão. O compromisso dos primeiros votos se estende pelo período de um ano, quando deverá ser renovado.

Votos temporários e perpétuos

“Quem diz consagração diz «sagrado», e por isso: uma pessoa que pertence a Deus” (Livro de Vida SdV 211)

Enquanto para uns a celebração marcou os primeiros passos no caminho formativo de Vida Consagrada, para outros a ocasião foi de renovação dos compromissos assumidos. Na Santa Missa houve também o rito de Profissão dos Votos Temporários. Por fim, foi realizada ainda a profissão de Votos Perpétuos de uma consagrada em um consagrado SdV.

Ir. Vicente e Ir. Rosa - Votos Perpétuos

Ir. Vicente e Ir. Rosa - Votos Perpétuos

No seio da Comunidade estão reunidos diversos estados de vida, chamados à mesma santidade, à mesma vida comunitária, ao mesmo carisma fundador, e a Vida Consagrada é uma importante expressão de uma entrega radical a Deus, buscando a configuração total a Cristo pobre, casto e obediente.

“Uma verdadeira consagração, vivida em comunidade de vida, na linha do carisma fundador. Cada nova entrada na vida consagrada modifica o corpo comunitário. Cada um traz aquilo que é, de onde vem, suas pobrezas e suas riquezas (...) A consagração na comunidade supõe um engajamento para toda a vida, pois quem diz ‘consagração’, diz ‘radicalidade’. Engajemo-nos totalmente hoje, para sempre e a cada dia!” (Livro de Vida SdV 212)