Missionários SdV participam da IV Missão Jovem na Amazônia

Uma equipe com quatro jovens missionários enviada pela Comunidade Sementes do Verbo participou da IV Missão Jovem na Amazônia, realizada pela Pastoral Juvenil Nacional, entre os dias 15 e 22 de dezembro, na diocese de Tocantinópolis/TO, localizada na região Pan-Amazônica do “Bico do Papagaio”.

A Missão, que em 2019 trouxe como lema: “Não há fronteiras, não há limites: envia-nos!”, tem o objetivo de despertar na juventude brasileira uma vivência missionária, a fim de conviver, conhecer, aprender e trocar experiências nas comunidades eclesiais amazônicas. Cerca de 50 jovens de todas as regiões do Brasil participaram dessa expedição, divididos em grupos e distribuídos em quatro realidades missionárias distintas no território da diocese: povos indígenas, assentamentos, zona rural e zona urbana.

Para a vivência de uma rica comunhão de carismas, além de convocar os jovens de todos os regionais do Brasil, a Comissão de Juventude da CNBB destinou vagas específicas para representantes das Pastorais, Congregações, Grupos Paroquiais, Movimentos e Comunidades Novas. Nesse sentido, a Comunidade Sementes do Verbo se engajou na Missão Jovem enviando quatro missionários (três da Comunidade de Vida e uma da Comunidade de Aliança) em nome dos jovens pertencentes às Comunidades Novas. “É uma ação de graças viver essa experiência missionária ao lado de pessoas tão diferentes, vindo de tantas realidades eclesiais e culturais. Essa abertura de uns para com os outros soma e faz a missão acontecer”, partilha Ir Esther, consagrada SdV, missionária na Casa Mãe (em Palmas/TO), que esteve em missão na região de Wanderlândia/TO, onde pôde levar também do carisma formativo da Comunidade.

“Em muitos dos lugares onde estivemos praticamente não há a presença de Jesus Eucarístico. Então esse povo precisa ainda mais apoiar-se na Palavra de Deus! Nesse sentido, tivemos a oportunidade de ensinar os jovens a fazerem a Lectio Divina, um método proposto pela Igreja, para que possamos não apenas estudar, mas rezar com a Palavra...”

Gabriel Sampaio, missionário e seminarista SdV, também participou da missão nas cidades de Praia Norte/TO e Sampaio/TO, e testemunha:

“Por onde passamos, encontramos um povo de fé e imensamente acolhedor. Fomos para evangelizar, mas é verdade que por diversas vezes nós é quem fomos evangelizados. Sou grato, pois esse tipo de missão nos recorda que somos Sementes do Verbo porque lançamos, mas sobretudo porque procuramos as sementes já escondidas da Palavra no coração dos homens em vista de despertá-las... o Verbo nos antecipa lá onde somos enviados em missão!”

Após a experiência, os missionários retornam às suas casas de missão em um alegre espírito de ação de graças, renovados no desejo de servir a Deus e a Igreja, através da Comunidade Sementes do Verbo, na atividade evangelizadora.

“Essa missão me edificou muito e renovou no meu coração o desejo pela salvação das almas. Me fez recordar que evangelizar não é brincadeira, não é uma mera aventura. Eu saio da minha casa para dar a vida por alguém” (Adriano Barreto, missionário SdV na Casa Mãe em Palmas/TO, participante da V Missão Jovem)

“Dou ação de graças por essa missão jovem no Bico do Papagaio pela vivência com as famílias, jovens e crianças. Por Deus se revelar na simplicidade dos corações daquele povo. A pobreza nos evangeliza.” (Alane Veras, membro de Aliança SdV em Santa Luzia/MA, participante da V Missão Jovem)

Da redação Gabriel Sampaio
Assessoria de Comunicação SdV

Jovens participantes da IV Missão Jovem na Amazônia

Jovens participantes da IV Missão Jovem na Amazônia

Equipe missionária SdV com Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis/TO

Equipe missionária SdV com Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis/TO