Comunidade realiza missão em hospital na cidade do Rio de Janeiro

Missão Hospital Sao francisco - compendios 2020  (1).JPG

Durante os dias, 10 e 11 de novembro, a Comunidade Sementes do Verbo realizou a entrega de Compêndios da Lectio Divina, no Hospital São Francisco da Providência de Deus. Hospital católico coordenado pelos frades da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, no Rio de Janeiro.

Além da entrega dos Compêndios para os pacientes e funcionários da instituição, a missão teve como objetivo visitar todos os que estavam no local, realizar momentos de oração e ser como um sinal de esperança para aqueles que mais precisam. Em especial, os profissionais do corpo clínico do Hospital, que este ano passaram por muitos desafios.

A entrega também é fruto das ajudas recebidas durante o ano, por meio da Campanha “Doe +1 +10 +100 +1000”, em que era possível adquirir e doar Compêndios da Lectio Divina. Foram enviados doze missionários ao Hospital São Francisco na Providência de Deus, que entregaram cerca de 600 compêndios.

f.jpg

Seguindo todas normas de proteção devido ao COVID-19, os missionários visitaram diversas alas do Hospital, tais como a Ala do “Polo de Atenção Integral à Saúde Mental – PAI” e o Centro de Reabilitação Santo Antônio.

A missão iniciou pela manhã no dia 10, com a reabertura das missas na Capela São Francisco, dentro do Hospital.  Depois, os missionários foram divididos em equipes: Um grupo permaneceu na capela para continuar a Adoração ao Santíssimo Sacramento e assim, rezar pela missão e por todos que estavam no local. Outra equipe, seguiu para a Praça interna “Papa Francisco”, onde há muita circulação de pessoas que entram e saem do hospital. E um grupo foi enviado para dentro dos setores do hospital.

O primeiro dia, foi o tempo de evangelizar os funcionários e rezar por todos os profissionais da saúde. Também foi um tempo de conversar com aqueles que estão no Pronto-Socorro ou que iam visitar o Hospital.

As entregas do compêndio é uma forma de evangelizar, de tornar a Palavra de Deus acessível a tantos que precisam. O tempo missionário envolve momentos de oração, de orientação sobre como fazer a Lectio Divina e de partilhar, ouvir e conversar com pessoa. Seguindo o exemplo de Jesus com os discípulos de Emaús: “Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles.” (Cf. Lc 21,15), os missionários tomaram tempo para ir até as pessoas e ser sinal de Jesus no meio de aparentes sofrimentos.

carrossel foto terceira.png

Dentre vários encontros, a missão proporcionou o encontro com Jesus Eucarístico como foi o caso da Dona Isabel, uma senhora idosa que precisou de atendimento médico após passar mal em casa. Devido a Pandemia, há meses não podia comungar. Participou da oração do Santo Rosário, junto com a Comunidade.

O segundo dia, foi tempo de visitar os pacientes que moram no hospital, visitando todos os leitos, inclusive os da UTI. O dia foi marcado por momentos de oração com os pacientes e o corpo clínico. Um tempo para conhecer a história de cada e rezar por cada intenção.

Para Frei Paulo Batista, diretor do Hospital São Francisco na Providência de Deus, a missão é uma forma de proporcionar aos profissionais e pacientes um encontro com Deus.. “ Por meio do Compêndio que está sendo distribuído, o objetivo é fazer com que nossos profissionais possam ter uma experiência com a Palavra de Deus. A partir dessa experiência, terem suas vidas transformadas”, explicava o Frei Paulo.

Por Laise Carmo

Comunicação Geral Sementes do Verbo - RJ