“Deixe o Cordeiro passar a nossa frente”

 

Esse é a frase em uma das partes do novo sino da Comunidade Sementes do Verbo, seguida pela máxima de São Bento “Ora Et Labora” (Ora e trabalha). A inauguração foi realizada na Solenidade da Anunciação (25 de março), na Casa São Francisco de Sales, no Rio de Janeiro.

Padre Renato Britto, capelão da Casa São Francisco de Sales; Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade SdV e Irmã Maria Sarah, Formadora Geral

Padre Renato Britto, capelão da Casa São Francisco de Sales; Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade SdV e Irmã Maria Sarah, Formadora Geral

O objetivo é dar um novo espaço de oração para quem vive na Casa e também aqueles que vem viver um tempo de Retiro ou visitar o local, além de marcar bem os horários da rotina diária. “Esse lugar vai nos chamar para a vida espiritual profunda, para a oração, para o trabalho. (…) para uma vida mística e realista ” explicou Irmã Maria Sarah, Formadora Geral da Comunidade Sementes do Verbo.

Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade SdV

Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade SdV

Os sinos são utilizados pela a Igreja Católica há muitos séculos como forma de avisar aos fiéis sobre a Celebração da Santa Missa, Hora das Ave Marias, marcação das horas ou anúncio de eventos sociais como Casamentos. Em algumas cidades, os sinos têm toques especiais para cada anúncio. Sempre um convite para a oração, para a intimidade com Deus. O único momento em que a Igreja orienta que não se deva tocar o sino é durante o Tríduo Pascal, da Quinta-feira Santa até a Vigília Pascal.

Consagração a Nossa Senhora

A Festa da Anunciação também foi momento de Consagração a Jesus pelas mãos de Maria de missionários das Casas Nossa Senhora do Rosário, no Rio de Janeiro, e Maria de Loreto, em Manaus. Todos viveram a preparação orientado pelo Tratado da Virgem Maria, de São Luís Maria Grignion de Montfort. No Ato, os missionários recebem o símbolo externo da Consagração, o Santo Terço e vivem o Rito de Imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, confeccionado pela própria Comunidade.

A Consagração da Comunidade Sementes do Verbo a Virgem Maria, pelo Método de São Luís, iniciou em 2020, sendo a primeira Consagração dos missionários da Casa São Francisco de Sales, no Rio de Janeiro, no dia 16 de julho. Depois, outras Casas viveram a mesma graça como: Casa Monte Tabor e Nossa Senhora do Carmo, em Belém; Casa Santa Teresa, no Rio de Janeiro; e Casa Nossa Senhora do Socorro, em Aveiro (Portugal).

Você também pode se consagrar a Nossa Senhora pelo Método de São Luís! Acompanhe a leitura e as meditações do Tratado da Virgem Maria, feitas por Irmã Maria Sarah no programa Lectio Divina, do dia 1º ao dia 30 de janeiro. Vídeos disponíveis em nosso canal do YouTube “Sementes do Verbo”.