Evangelizar e ser evangelizado: As duas faces da Evangelização

 
DSC_0146.JPG

“Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo.” - Papa Francisco

Os missionários da Comunidade Sementes do Verbo continuam a realizar a Semana Missionária na pelas ruas do bairro do Riachuelo, nas proximidades da paróquia São João Bosco. Em cada esquina, os moradores têm a oportunidade de ouvir sobre a Palavra de Deus e rezar pelas intenções que carregam. Há moradores que também acolhem os missionários em suas casas para um momento de partilha e oração. A noite, foi o momento de reunir os jovens na paróquia e viver uma experiência diferente com a Palavra de Deus por meio do louvor, das artes e da pregação. 

DSC_0085.JPG

A Semana Missionária é um tempo de sair em missão, em que a Comunidade, a Igreja, sai de si para ir ao encontro das pessoas no dia a dia para anunciar o Evangelho. Neste 2º dia, os missionários contaram com a participação de paroquianos da São João Bosco para ir até os moradores. 

DSC_0207.JPG

Dona Benedita é moradora do bairro da Riachuelo há muitos anos e está voltando a frequentar a paróquia São João Bosco. Ela acolheu os missionários dentro de casa: “Quando ouvi o rapaz se pronunciando, dizendo que ele queria ver quem queria e que depois da missa poderia falar com ele, aí ‘ por que não?’. (...) Muito obrigado por terem vindo à minha casa. Queria que viessem mais vezes para aumentar a nossa sensibilidade de unir mais o outro. A união! O amor pelo outro!” , contou Benedita.

DSC_0196.JPG

“É uma experiência de abandono e de ser surpreendido por Jesus a todo tempo!”. Essa é a opinião de Gerre Adriano Rodrigues, missionário da Comunidade e que participa pela primeira vez da Semana Missionária no Rio de Janeiro. Apesar da programação ou calcular o que falar para cada pessoa, o Espírito Santo conduz de uma maneira diferente e mais profunda. “A grande experiência que temos vivido é a unidade. (Durante a missão) As pessoas não falam sempre conosco, mas elas se benzem quando nos veem. Ontem (24), fomos a um lugar bem fechado, onde um jovem se inclinou e fez o sinal da cruz. E ele estava drogado. Vemos aí o temor de Deus no coração humano!”, nos partilhou o missionário. Para ele, esta missão é uma confirmação do seu chamado missionário. “Vale a pena acordar cedo, fazer vários mutirões porque existem almas sedentas que precisam ser carregadas!”. 

Mais informações: Ao final de cada visita, os moradores são convidados a participar dos momentos de encontro, programados para as noites durante a Semana Missionária. Eles também são convidados a participarem do Retiro “Recria-Me”, pregado pela Comunidade sobre Identidade, Afetividade e Sexualidade. Serão três dias, começando hoje (27) e seguirá até o domingo (29), com formações, momentos litúrgicos, oração e encontro com a Palavra de Deus. 

Para quem mora no bairro Riachuelo, no Rio de Janeiro, ou desejar que ocorra em outras paróquias a “Semana Missionária”, basta entrar em contato conosco: (21) 98091-7885.

Por Laise Carmo

Comunicação Geral Sementes do Verbo - RJ