Um ano da dedicação da Igreja da Transfiguração do Senhor

1_ano_IgrejaTransfiguracao


Na quarta-feira, dia 28 de novembro, foi celebrado o aniversário de um ano da dedicação da Igreja da Transfiguração, localizada na Casa de Retiros Monte Tabor, em Icoaraci, Belém-PA. Por ocasião do Retiro Anual da Vida Comunitária, a Comunidade Sementes do Verbo, responsável pela casa e pela Igreja, estava reunida em grande número com membros de vida do Brasil e de outros países, e pode contar mais uma vez com a presença de Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, que presidiu a Santa Missa em memória da dedicação deste templo na Arquidiocese.

Em 2017, na mesma data, Dom Alberto recebeu as chaves da Igreja e conduziu o ritual de dedicação, com a unção das paredes e do altar. Edificada pela Arquidiocese como capela e ampliada recentemente dentro da missão da Comunidade Sementes do Verbo, durante este último ano, a Igreja da Transfiguração continuou sendo um sinal forte da presença de Deus com celebrações eucarísticas diárias, celebração dos sacramentos e adoração perpétua, dentro da dinâmica de retiros e festivais promovidos pela própria Comunidade e dos acolhimentos externos que recebe como casa de retiros.

Neste primeiro aniversário da dedicação, durante a homilia, o Arcebispo de Belém explicava que “o templo é o lugar onde aqueles que adoram em espírito e em verdade se reúnem; espaço do crescimento da fé, espaço do crescimento da oração, da comunhão com nosso Senhor” e ao final lembrava-se do apelo à unidade que um templo católico representa: “é importantíssimo de que nós tenhamos consciência clara de que, para nós, ser católico é ser Igreja Católica, é ser comunhão de Igreja. Que nosso Senhor nos dê a graça da unidade e que a Igreja da Transfiguração possa expressar para nós este apelo profundo de vida de comunhão, de sentido apostólico, de união com a Igreja.”