A confiança é gratuita

Há 14 anos, no dia 29 de março de 2005, a Comunidade Sementes do Verbo recebeu o decreto de reconhecimento e aprovação canônica como Associação Privada de Fiés, pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa.

Na mesma data, em 2005, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva.

Relembre conosco as palavras de Dom Alberto Taveira desse dia que é tão importante para o carisma SdV.

@sementesdoverbo.jpg

(Homilia proferidas por Dom Alberto, Bispo Garante da Comunidade Sementes do Verbo, nos dias 29 de março de 2005; 20 de agosto de 2006 e 25 de março de 2008)


Um dia nos encontramos em São Paulo e daí duas pessoas muito queridas, Moysés Azevedo, da Comunidade Shalom e Pe. Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova me apresentaram Georges e Marie-Josette com Irmã Maria Sarah e comecei a conhecer a história da Comunidade Verbo de Vida, as provações que Nosso Senhor lhes permitia e depois Nosso Senhor mesmo, criava a partir daquele momento um laço profundo que não era só amizade, criava um laço espiritual.

Daí para frente, outros encontros, encontros aqui no Brasil, em Roma, muita conversa e a graça de acompanhá-los também com a ajuda de outras pessoas: Mons.Stanislaw Rilco, Presidente do Conselho dos Leigos, que me estimulava a continuar a acompanhar os dois e Mons. Paul Cordes, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, que no mês de julho de 2006 me perguntou: “Como estão nossos dois amigos?” Eu lhe contei da ordenação diaconal de Georges que aconteceria no dia 20 de Agosto de 2006, e ele disse: “É bom que isso aconteça porque são pessoas muito seguras e que amam profundamente a Igreja”.

Eu não imaginava que aquele relacionamento de amizade trouxesse o que Deus mesmo foi mostrando no decorrer dos tempos: Que a Comunidade Sementes do Verbo fosse o grande fruto daquela amizade profunda. Ela é fruto da graça que Deus concedeu a Georges e Marie-Josette, é a graça dos dois.

Nosso Senhor me permitiu chamar o Georges, já antes preparado para o Diaconato Permanente, para dar-lhe o Sacramento.

Eu fico pensando quando alguém tem um câncer e depois se ver curado, mas antes de ser curado eu fico pensando: o que uma pessoa sente? O que experimenta? A dor terrível que isso significa porque é o apagar das esperanças e depois vem a resposta ...

Deus dá a sua resposta, como deu no seu caso: o desejo da paternidade, e essa paternidade de caráter espiritual que Ele lhe concedeu, Deus lhe deu isso, Deus lhe fez esse presente ...

Georges, essa paixão pela Palavra está dentro do seu coração, por isso que para ser Diácono precisa ser muito Maria, ser muito parecido com ela. Você se encantou pela 6 Palavra, você se apaixonou por essa Palavra. Seu curso de Teologia, o serviço à Comunidade, tudo aquilo que você fez teve uma marca profunda de uma paixão pela Palavra e é por causa da Palavra, é porque Deus lhe disse para dar esses passos que você fez.

De onde Deus o tirou? De uma vida simples, mas de um risco de viver no indiferentismo pela vida a fora. Por isso a graça da conversão. Nosso Senhor fez isso com você. Nosso Senhor lhe permitiu fazer a experiência profunda da comunhão com Ele, da graça de dizer uma resposta corajosa a Deus e nesse seguimento ir a diante.

No dia da sua ordenação diaconal, a Comunidade Sementes do Verbo recebeu uma profunda confirmação porque a Igreja ao reconhecer o valor e o porte do carisma que lhe foi confiado junto com a sua esposa, a Igreja também lhe deu um Sacramento para que você exerça.

Quando alguém é ordenado sendo membro de uma Comunidade: eu o acolho, ordeno e eu o envio. A você dei como primeira missão diaconal: cuidar da Comunidade Sementes do Verbo não só porque você começou esta realidade, mas agora enviado, mandado como um exercício da graça sacramental.

Confiança é gratuita. O laço criado entre vocês dois e este Bispo foi presente de Deus... nem vocês conquistaram, nem eu conquistei, nem a qualidade de vida dos membros da Comunidade Sementes do Verbo, que não é pequena, essa qualidade de vida, a conquistou... Foi Deus que a deu e devo testemunhar que isso aconteceu desde a primeira hora. Confiança não se compra, não se paga, se recebe de presente.

A Confiança é gratuita, é presente e com vocês aconteceu assim também, um presente de Deus, por isso nós podemos colocar em relevo a obra que Deus realiza dizendo com toda força, com toda coragem: Só a Ele seja a glória, só a Ele seja o louvor, só Ele é dono de tudo aquilo que nós estamos experimentando nesta noite.

O que o Papa São João Paulo II ver nas Comunidades Novas? Em 1998 vocês estavam na Praça de São Pedro, o Santo Padre olhava para os movimentos eclesiais das novas Comunidades e dizia: “Vocês são a nova primavera da Igreja”. E ao final os enviava dizendo que vocês tinham que ir pelo mundo para anunciar o Evangelho.

As Comunidades Novas, e Sementes do Verbo se inclui dentro deste quadro, as comunidades foram chamadas para comunicar a permanente novidade do Evangelho, a fazer com que rompa, onde quer que as comunidades novas estejam, onde quer que a Comunidade Sementes do Verbo esteja, fazer com que rompa essa força, este vento, o sopro do Espírito.

É para isso que vocês foram chamados, para levar a Boa Nova do Evangelho com esse carisma de contemplação e oração, com essa graça de formação.

Nossa Igreja assumindo de novo um projeto: Igreja que forma, ganhamos de presente vocês ao lado de tantas outras pessoas que ajudam no campo da formação, mas ganhamos de presente a Comunidade Sementes do Verbo que tem a graça de trabalhar em profundidade a formação das pessoas.

Estamos aqui diante da graça de um carisma: A Comunidade Sementes do Verbo. O que é um carisma, senão uma decorrência de um grande mistério da encarnação, o Verbo se fez carne, a Palavra de Deus se fez carne e habitou entre nós, mistério único e irrepetível. O Senhor, como disse São João, que nossas mãos tocaram, apalparam, ouviram, sentiram, o Verbo da Vida. Em si, essa realidade é única, insubstituível, mas o Verbo de Deus continua a se fazer carne. Ele se faz carne quando o Senhor, em cada época, envia a concretização da Sua Palavra.

É assim que eu vejo os carismas, é essa perspectiva que está dentro do meu coração, especialmente nestes dias quando eu me preparo para este colóquio teológico que vai acontecer nesses próximos dias e cabe-me justamente levar nesse encontro em Roma essa dimensão teológica dos carismas.

O ponto de partida da minha reflexão não será outro senão a encarnação do Verbo, o Verbo de Deus, a Palavra de Deus que se faz carne, que se faz acontecimento, que se faz graça do Espírito que suscita obras que testemunham que o Evangelho é verdadeiro, que Deus não é mentira nem pode mentir. Deus é Deus, Deus não falha, por isso queridos Georges e Marie-Josette, Ir. Maria-Sarah, bem como todos os membros da Comunidade Sementes do Verbo, é com grande respeito pela obra de Deus que eu vos identifico, em todas as graças, que nosso Senhor vos deu, e que eu encontro aqui.

O Senhor tem me dado essa graça no decorrer da minha vida de Padre e de Bispo: identificar a grandeza dos carismas, e muitos desses carismas estão aqui presentes.

E a vida da Igreja é essa festa, a festa do Verbo que se faz carne, a festa da proclamação do Evangelho, de tal forma, como alguém já disse, se por acaso todos os exemplares da Sagrada Escritura desaparecessem, deveria ser possível escrever de novo, vendo a vida dos cristãos. Pois bem, vocês foram chamados a dizer a Palavra de Deus com a vida, esta é a realidade de um carisma, e esse carisma tem um lugar na Igreja, ele é reconhecido e já multiplica os seus frutos, em tantas partes, no espírito missionário, na ação social, na formação, na atenção espiritual que se dá a tantas pessoas que se alimentam da graça desse carisma. Deus seja louvado e que esse carisma continue a resplandecer no coração da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Eu queria confiar todos vocês a uma proteção: Santa Maria Madalena, apóstola dos apóstolos.

Eu desejaria que vocês tivessem na boca, no rosto, na roupa, no comportamento, na música, em tudo que vocês imaginarem que em qualquer momento da vida em que eu puder me encontrar com qualquer um de vocês, começando de Georges, Marie-Josette passando por todos e por quem tem pouco tempo de Comunidade não importa, eu gostaria de ler na testa de vocês escrito assim: Eu vi o Senhor!

Vocês estão rindo, mas vamos ver que trabalho vai dar isso na vida. Eu vi o Senhor!

Agora me deixe tirar as conseqüências:
1. Não deixem de levar a Boa Nova do Verbo de Deus. Não escolham campo de trabalho;

2. Conduzidos pelo Espírito identifique a Semente do Verbo no coração das pessoas, seja a pessoa mais pecadora, mais perdida que existir no mundo. Cavem para descobrir que tem a semente plantada aí dentro;

3. Quem anuncia o Cristo ressuscitado, quem tem rosto de “vi o Senhor” ! A partir de hoje é proibido de cultivar tristeza e mau humor, eu vou colocar na regra de vida, eu vou mudar os Estatutos;

4. Já que Maria Madalena foi apostola dos apóstolos vou pedir que vocês sejam apóstolos para as outras pessoas consagradas. Vocês já estão sendo, todo sacerdote que vem aqui se sente bem com vocês. Todos os padres que vêm aqui saiem edificados. Sejam apóstolos junto dos seminaristas, junto dos padres, junto das religiosas, dos religiosos, sejam apóstolos dos apóstolos.

O patrocínio de Maria Madalena é muito exigente. Sejam capazes de viver essas dimensões.

Eu não vou tirar todas as conseqüências porque o Espírito Santo vai desdobrar muitas outras conseqüências desse patrocínio de Maria Madalena. É uma graça especial que o Evangelho de hoje, dentro desta oitava de Páscoa nos coloque diante dessa figura, essencial na evangelização.

Perguntem-se: Que devemos fazer, olhando para Maria Madalena.

Em nome de Jesus como Ele perguntou e os anjos perguntaram a Maria Madalena, saiam por aí perguntando: “Por que choras ?” a muitas pessoas para serem semeadores e semeadoras da alegria.

Deus os confirme na graça que Ele mesmo realizou no coração de vocês.”

Fonte: Prefácio Livro de Vida Sementes do Verbo