Fraternidade Missionária chega à Diocese de Chimoio (Moçambique)

Missionárias Sementes do Verbo com o Bispo Dom João Carlos Nunes Hatoa, Diocese de Chimoio.

Missionárias Sementes do Verbo com o Bispo Dom João Carlos Nunes Hatoa, Diocese de Chimoio.

A Fraternidade Missionária Santa Bahkita, da Comunidade Sementes do Verbo, chegou e deu início às suas atividades na cidade de Dombe (Moçambique), integrante da Diocese de Chimoio. A fraternidade, composta por duas irmãs consagradas (Ir Maria Marta e Ir Maria Philomena) e uma jovem celibatária (Daniela), permanece alojada em uma casa feminina da Fazenda da Esperança, comunidade parceira, cujo chamado levou a equipe missionária ao continente africano.

Missionárias Fazenda da Esperança e missionárias Sementes do Verbo.

Missionárias Fazenda da Esperança e missionárias Sementes do Verbo.

Durante os primeiros dias em Moçambique as irmãs puderam conhecer as realidades locais de Dombe e o assentamento apoiado pela fazenda da Esperança, onde atualmente encontram-se abrigadas 300 famílias (cerca de 1500 pessoas) afetadas pelo ciclone Idai. Além disso, realizaram visita no Centro Infantil Chitaitai, onde foram recebidas por aproximadamente 200 crianças, ao som de canções em língua portuguesa. O principal objetivo da nova fundação é desenvolver um trabalho social e de evangelização com as famílias locais, tendo atenção especial para o público infantil.

Ainda na primeira semana a fraternidade iniciou um trabalho de organização e distribuição de alimentos e agasalhos às comunidades de Dombe, com o apoio da ONG Helpo. Essa iniciativa será realizada semanalmente, em comunhão com a Casa das Irmãs do Menino Jesus, que prestam assistência à crianças com necessidades especiais e/ou em situação de risco social.

Além disso, a Comunidade Sementes do Verbo pôde ser apresentada pelas missionárias aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Mundo, onde realizaram visita também a uma pequena comunidade chamada Chiruca, auxiliando na condução do Santo Terço e de um momento de catequese. Por fim, a fraternidade missionária recebeu a visita do Bispo Dom João Carlos, e teve a oportunidade de conhecer a sede da Diocese de Chimoio.