Virtudes heroicas de Odetinha, a Venerável do Rio de Janeiro

 

No dia 25 (25/11/21), Papa Francisco promulgou e publicou o reconhecimento das virtudes em grau heroico de Odete Vidal Cardoso (Odetinha), no dia em que se comemorou 82 anos da sua morte. A missa em ação de graças por esta declaração do Papa foi celebrada no 1º domingo do Advento (28/11/21) pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, na Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo. Estavam presentes familiares, pessoas que conviveram com ela, membros da Associação Odetinha e numerosos fiéis.

A Comunidade Sementes do Verbo esteve presente na missa com a divulgação do livro: “Odetinha, a pequena mística”, 1ª edição brasileira da biografia oficial feita pelo consultor histórico da Congregação para a Causa dos Santos, professor Gaetano Passarelli, utilizada no processo para reconhecimento de suas virtudes heroicas.

Dom Orani destacou que é um privilégio para a Basílica da Imaculada Conceição ter tido Odetinha como paroquiana em tempos passados, também é a primeira Venerável que temos em nossa Arquidiocese: “Sabemos que temos muita gente santa nesta cidade. Tem muita gente que se santificou e está no céu, mas é necessário que se explicite pessoas que se santificaram nesta cidade e sejam intercessoras para a cidade e sinal para as pessoas”, esclarece em sua homilia.

Nascida em 1931 em família profundamente católica, no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, Odetinha nos dá um belo testemunho cristão, ela mostra – por meio de sua vida – o sinal do céu para nós, para que possamos caminhar colocando em prática a Palavra de Deus e vivendo a fé nas mais diversas situações em que precisa-se do amor de Deus. 

A arquidiocese do Rio de Janeiro tem diversos processos encaminhados para a Causa dos Santos: do Guido, um jovem médico, seminarista e surfista; do casal Jerônimo e Zélia; acompanha o processo de Madre Maria José de Jesus, uma monja carmelita... mas “quis a providência que a primeira que chegasse a esse nível de Venerável fosse uma menina de Madureira que viveu intensamente a vida cristã, levada por sua mãe, pelo diretor espiritual, pelo colégio em que frequentou e pela sua abertura à graça de Deus. Viveu as virtudes heroicamente, mostrando que em qualquer idade se pode viver muito bem o caminho da santidade, o caminho do Senhor”, nos indica o Cardeal, que carrega no coração este apelo: “Que possa aparecer cada vez mais o rosto de Cristo nesta grande cidade. Deus habita esta cidade. É necessário que apareça o rosto do Senhor através dos cristãos, que como Odetinha, vivam as suas vidas na sua idade, na sua realidade, mas vivam a vida cristã, colocando em prática a Palavra de Deus e as virtudes em grau heroico como ela fez e assim foi reconhecida, e assim hoje nós recebemos esta confirmação da Igreja e agradecemos a Deus por este dom e por esta graça”.

“O processo canônico de Odetinha foi rapidíssimo, no ritmo de uma criança que corre.” Disse D. Roberto, também nesta celebração de ação de graças pelo reconhecimento das virtudes heroicas de Odetiha. Destacando que Odetinha foi considerada venerável porque ela percorreu um itinerário. Esse itinerário de santidade é uma proposta para todos nós batizados, não importa o estado de vida. “Odetinha queria ser amiga de Jesus, estar sempre na presença de Jesus, fazer a vontade de Jesus.” Por isso ela viveu as Virtudes Teologais (Fé, esperança e Caridade), as Virtudes Cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) e os Conselhos Evangélicos (pobreza, obediência, humildade e castidade). Ela soube viver esta caridade a Deus e ao próximo, acompanhando irmãos em situação de rua, oferecendo almoço em sua residência, visitando creches, leprosários, orfanatos e tantas outras obras de caridade. Lembrando a todos nós da importância da educação e testemunho dos valores cristãos para as crianças conhecerem e viverem com fé esses valores, aprofundando-se cada vez mais para que se tornem um belo sinal.