Sementes do Verbo celebra engajamentos comunitários

 

Dentre os primeiros momentos festivos que marcam o XIX Retiro Anual da Vida Comunitária da Comunidade Sementes do Verbo, alguns membros viveram uma nova etapa vocacional. Foi a Celebração dos Engajamentos Comunitários que ocorreu nesta quinta-feira (02/12), na Igreja Nossa Senhora do Carmo em Belém.  A Celebração foi presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém-PA e bispo garante SdV, onde foram pronunciados os Engajamentos comunitários. 

A Comunidade vive durante os dias 01 a 08/12, o XIX Retiro Comunitário Anual que reúne diversos membros de forma presencial, em Belém, e também online em todas as Casas de Missão. Independente dos estados de vida que assumem (sacerdotes, consagrados, famílias ou celibatários) todos os missionários percorrem um caminho de engajamento com o Carisma, em várias etapas. Assim, todo o corpo comunitário se alegra pelo “sim” pronunciado por cada um dos irmãos e irmãs, no seio da Comunidade Sementes do Verbo, que antes de mais nada é chamada a ser “família espiritual”.

No dia 02/12, houve o pronunciamento dos Engajamentos de 10 missionários na etapa formativa de Discipulado, onde o missionário recebe a Cruz, símbolo da Comunidade, 06 membros na etapa de Filhos, onde o missionário viverá um tempo mais profundo e de intimidade com o Carisma.  Também, 16 membros avançaram para a etapa de Doados, que marca o engajamento definitivo na Comunidade Sementes do Verbo.

Dom Alberto Taveira, durante a homilia, incentivou para que cada um a confiar na fidelidade de Deus e ser firme na fidelidade vocacional. “Não deixem com que os fantasmas da dúvida, da infidelidade e do relaxamento aproximem-se das suas vocações (...), é necessário que cada um de nós dê tudo de si mesmo, sabendo que tudo, absolutamente tudo o que acontece dentro dessa Missa é definitivo”, enfatizou o Arcebispo. 

Confira o testemunho de alguns dos missionários que pronunciaram os seus engajamentos:

Engajamento de Discípulos

“O Bom Deus sempre me fez desejar o que Ele queria me dar”. Com essa frase de Santa Teresinha do Menino Jesus eu dou ação de graças a Deus, pois tudo partiu Dele. Se hoje posso me engajar com a Igreja e a Comunidade nessa etapa de discipulado, é por causa da Sua iniciativa, a qual respondo livremente o início do “para sempre” em minha vida. (Flávia Benedita, missionária da Casa Monte Tabor)

Engajamento de Filhos

Todos nós, batizados, somos chamados à radicalidade do seguimento de Cristo, isto é, ser discípulo missionário. Porém, é necessário progredir sempre; e este ano com o chamado a ser “filha”, de Deus, da Igreja e do Carisma SdV, sou feliz em doar a minha vida livremente, permanecendo no amor e eleição de Deus Pai, sendo obediente, fiel e responsável, “das bodas à Cruz”. (Daniela Galdeano, missionária da Casa Nossa Senhora do Carmo)

Engajamento de Doados

Fazer o engajamento definitivo é professar diante da Igreja e dos irmãos a Alegria de pertencer a Deus e gastar os melhores anos da minha juventude “para a vida do mundo” (cf. Jo 6, 51). É um testemunho para o mundo de que só vale a pena gastar a vida em algo que seja eterno. Por isso, sou feliz de dizer meu “sim” para sempre a Deus e a Igreja no Carisma Sementes do Verbo para que todos tenham vida e vida em abundância. É para sempre. Até o Céu! (Irmão Filipe, seminarista SdV).