Um sim para Deus e Sua Santa Igreja: Engajamentos no início do Retiro Comunitário SdV

 

"Eles mostravam-se assíduos aos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações" (At 2, 42). Essa experiência dos Atos dos Apóstolos é uma referência permanente para todas as comunidades cristãs, e faz compreender a importância do Retiro Anual da Vida Comunitária realizado pela Comunidade Sementes do Verbo, em 2023 sob o tema: "Sinfonia da oração".

Cerca de 105 membros da comunidade estão reunidos presencialmente no Convento do Carmo em Belém/PA desde a última terça-feira (12/12), junto aos fundadores Diácono Georges e Marie-Josette Bonneval e à moderadora geral Ir Maria Sarah, para uma programação intensa de formação, oração e partilha que estenderá até o dia 19/12. Além destes, todos os demais membros engajados da comunidade de vida acompanham o Retiro de modo online nas Casas e missões da Comunidade SdV no Brasil e no exterior.

Uma das primeiras celebrações que marcou essa edição do Retiro Anual da Vida Comunitária foi engajamento comunitário no dia 13/12 (quarta-feira), memória de Santa Luzia, o que marcou para alguns membros uma nova etapa vocacional. A celebração eucarística foi presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém-PA e bispo garante SdV, onde foram pronunciados os Engajamentos.

Independente da vocação específica (sacerdotes, consagrados, famílias ou celibatários) todos os missionários SdV percorrem um caminho de engajamento com o Carisma, em várias etapas. Assim, todo o corpo comunitário se alegra pelo “sim” pronunciado por cada um dos irmãos e irmãs, no seio da Comunidade Sementes do Verbo, que antes de mais nada é chamada a ser uma grande família espiritual.

Dessa vez, houve o pronunciamento dos Engajamentos de 4 missionários no grau de Discípulos, onde o missionário recebe a Cruz, símbolo da Comunidade; 12 membros na etapa de Filhos, onde o missionário vive um tempo mais profundo e de intimidade com o Carisma. Além disso, 5 membros avançaram para a etapa de Doados, que marca o engajamento definitivo na Comunidade Sementes do Verbo.

Enfatizou Dom Alberto Taveira, em sua homilia:

"Cada membro da Comunidade aqui presente, desde os fundadores até a pessoa que chegou por último na Comunidade, tem o Carisma inteiro no seu coração.

As etapas de compromisso são medidas pedagógicas da Igreja [...], que Nosso Senhor nos permite de viver até chegar a forma de entrega total, segundo a vocação de cada pessoa.

Quem faz os compromissos temporários já tenha no seu coração o 'tudo', pois Deus não chama as pessoas pela metade. Deus chama para a radicalidade, para uma entrega total a Ele".

Confira o depoimento de alguns dos missionários que pronunciaram os seus engajamentos:

Engajamento de Discípulos

Sara Moraes, 21 anos

"Engajar como discípula na Comunidade Sementes do Verbo não é somente receber a cruz da Comunidade e carregar a Regra de Vida, é adentrar em uma família espiritual na qual o Senhor me chama a responder com fidelidade e alegria à vocação que Ele preparou para mim. O meu 'sim' é uma resposta ao amor de Deus e a sua misericórdia em minha vida. O Senhor me chama para águas mais profundas!"

Alexandre Teixeira, 21 anos

"Minha alegria é morar na casa de Deus e ofertar a Ele a minha juventude, com a confirmação e o encorajamento dos irmãos e irmãs da Comunidade, e sobretudo da Palavra de Deus, onde o Senhor expressa a sua paternidade em minha vida"

Engajamento de Filhos

Bruno Murilo, 22 anos

"Sou grato pela oportunidade de morar hoje no Convento do Carmo, e ser formado na casa de Maria, por Maria e por seu Filho Jesus.

“O Engajamento na etapa de Filhos me faz enxergar o amor que a Comunidade tem pela disciplina e pelo zelo, e o desejo de nos formar verdadeiramente como filhos da Igreja e filhos do Carisma SdV"

Guilherme Norberto, 21 anos

"Renovo hoje a minha pertença a Comunidade, e desejo adentrar mais profundamente e de forma nova nessa família espiritual. Sou feliz em dar a vida por Cristo e para a vida do mundo (cf. Jo 6, 51). Cada nova etapa é um avanço também de dom e de serviço, por isso, me alegro em poder me doar ainda mais a partir de agora como filho do Carisma SdV."

Sabrina Ferro, 37 anos

"Dou graças ao Senhor, que em Seu amor e misericórdia tem me feito compreender que sou filha amada, independente das minhas misérias, e nada poderá mudar isso".

Engajamento de Doados

Dayana Abreu, 26 anos

"Poder dar um passo vocacional como esse é consequência da fidelidade de irmãos e irmãs de Comunidade que antes de mim se fizeram e se fazem fiéis ao chamado de Deus; é consequência da Igreja que cuida como mãe e ajuda no processo de amadurecimento humano e espiritual de cada um dos seus filhos. Sou feliz por poder me lançar nessa aventura e poder gastar minha juventude pelas realidades que não passam".

Daniel Faria, 34 anos

"Engajar-se como Doado na Comunidade é 'sair de si mesmo', e passar da etapa de 'ser cuidado' para a etapa de 'cuidar de outros', sabendo que entrego a minha vida e a minha vocação a Alguém maior do que eu, que me ama e sustenta a cada dia"