Seminaristas da Comunidade avançam no seu caminho formativo

 

No seio da Comunidade Sementes do Verbo florescem vocações distintas e complementares (solteiros, consagrados, casais, famílias, padres…) doadas a tempo inteiro ao serviço da missão, para a vida do mundo, “Pro Mundi Vita”. No terceiro dia do XXI Retiro Anual da Vida Comunitária, foi celebrado especialmente a vocação sacerdotal com a instituição dos Ministérios Menores para seis seminaristas da Comunidade, que avançam no seu caminho formativo.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Alberto Taveira no dia 14/12, memória litúrgia de São João da Cruz, na Igreja do Carmo (Belém/PA), na presença dos fundadores SdV Diác. Georges e Marie-Josette Bonneval, da moderadora geral Ir Maria Sarah, e de outros vários membros de vida e aliança, além dos amigos e familiares da Comunidade.

Dessa vez, a um irmão consagrado (Ir Estêvão) foi concedida a Admissão às Ordens Sacras. Através deste Rito, o seminarista manifesta publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada, e a Igreja aceitando esta doação, acolhe-o no caminho de preparação e passa a contar com ele entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato.

“Ser admitido às ordens sacras significa depositar toda a minha confiança na Igreja, esposa de Cristo. É nela que desejo consumar profundamente a minha vocação sacerdotal" (Ir Estêvão).

Para outros dois seminaristas (Ir Samuel e Ir João Maria) foi conferido o ministério do Leitorado, pelo qual o candidato ao sacerdócio se compromete ainda mais com a missão evangelizadora da Igreja, exercendo um ministério especial à serviço da fé, que se fundamenta na Palavra de Deus. Neste rito, os novos Leitores recebem simbolicamente o livro da Sagrada Escritura.

"Receber o Leitorado é a alegria de ser confirmado e convocado a anunciar o Verbo com alegria e abandono, em preparação para o ministério sacerdotal" (Ir João Maria)

Houve ainda a instituição de três irmãos consagrados (Ir João Batista, Ir João Gabriel e Ir Marcos) para o ministério de Acólito. A partir de agora, eles estão especialmente dedicados ao serviço do altar e são encarregados de ajudar o sacerdote e o diácono na preparação do altar e dos vasos sagrados, e para a distribuição da Sagrada Eucaristia, do qual se tornam Ministros Extraordinários.

"Ao receber o ministério de Acólito, confirmo que o sentido e a alegria da minha vida estão no servir a Deus. Sou feliz de fazer parte desse povo 'separado', 'consagrado' para o serviço do altar, para cuidar daquilo que é sagrado, e peço a Deus a graça de ser fiel até o fim da minha vida" (Ir João Batista)