Comemoração do dia mundial dos avós e dos idosos

 

“Desde 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado em toda a Igreja no quarto domingo de julho, perto da memória litúrgica de São Joaquim e Sant'Ana, os "avós" de Jesus. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida acompanha e promove a sua comemoração e convida a celebrá-lo – em cada diocese, paróquia e realidade eclesial – por meio dois gestos significativos: a celebração de uma solene liturgia com os avós e os idosos, e visitas aos idosos.” (laityfamilylife.va)

No dia 22 de julho, a Comunidade Sementes do Verbo organizou uma tarde alegre em comemoração do dia Mundial dos Avós e dos Idosos na Casa Santa Dulce dos Pobres, para os idosos que residem na casa de repouso, “recanto paz e bem”, estiveram presentes familiares e amigos, a tarde foi animada pelos próprios idosos tornando a “tarde alegre” um momento de convívio fraterno com animações músicais.

Em Roma, no dia 23 de julho, foi organizada uma pequena peregrinação com alguns idosos para viverem a celebração na Basílica São Pedro, no Vaticano com Papa Francisco.

Papa Francisco em sua homilia referindo-se a parábola do grão de mostarda disse: "viemos ao mundo assim, pequeninos, nos tornamos adultos, depois idosos, no início somos uma pequena semente, depois nos alimentamos de esperança, nos tornamos uma árvore frondosa. Como são belas estas árvores frondosas, sob as quais filhos e netos constroem os seus 'ninhos’. ”