2ª Conferência Nacional do CHARIS Brasil

 

A Comunidade Sementes do Verbo esteve presente na 2ª Conferência Nacional do CHARIS Brasil, realizada de 28 a 30 de julho na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista - SP, com o tema “Rumo a Jerusalém celeste, tendo em nós os mesmos sentimentos de Cristo”. A conferência reuniu cerca de mil pessoas. Representando a comunidade estiveram presentes a Irmã Maria Faustina, Irmã Maria Clara, Irmão João Mateus e a missionária Daniela.

O evento contou com a participação dos bispos ligados à Comissão para o Laicato da CNBB que compõem o Grupo de Trabalho das Expressões Carismáticas Católicas: Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Araguaína (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB; Dom Mário Spaki, bispo Paranavaí (PR) e referencial para o Serviço de Comunhão CHARIS no Brasil; Dom José Aparecido Gonçalves Almeida, nomeado bispo para a diocese de Itumbiara (GO) e referencial para a Renovação Carismática Católica do Brasil e Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, bispo diocesano de Campos dos Goytacazes, membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. (fonte: vatican news)

Também estiveram presentes no evento a coordenadora nacional do CHARIS, Katia Roldi Zavaris, Eugênio Jorge, Prado Flores, (fundador das Escolas de Evangelização Santo André), Novas Comunidades, grupos de oração, membros das escolas de evangelização Santo André, evangelizadores e demais expressões carismáticas. Dom Giovanne, na abertura do evento, disse: “Que possamos nos deixar iluminar pela palavra de Deus. A palavra de Deus é palavra de vida, é uma semente.  A palavra de Deus tem como objetivo suscitar vidas, capaz de gerar comunhão com Deus e com os irmãos.”

Prado Flores (Fundador e diretor Internacional da Escola de Evangelização Santo André), na primeira pregação da conferência, refletiu com os participantes sobre a importância dos outros notarem a presença do Espírito Santo em nós. Katia Roldi Zavaris (Coordenadora do CHARIS Brasil) fez a segunda pregação sobre a missão do CHARIS e a perspectiva do serviço. A terceira pregação foi realizada pelo padre André Moraes, da Comunidade Católica Mar a Dentro, com o tema: "Que alegria quando me disseram, vamos à casa do Senhor." (Sl 121,1) Na quarta pregação, o Prado Flores trouxe o tema: “Amo-te com eterno amor, e por isso a ti estendi o meu favor" (Jr 31,2-6) Dom José Aparecido, encerrou as pregações do evento falando da Unidade dos Cristãos “Há uma profunda nostalgia da unidade original da Igreja. Nós vivemos em busca da reconciliação! Quem não sente dores no coração pela falta de unidade dos cristãos já não é mais cristão.”

Na programação houve ainda momentos de oração,  adoração Eucarística, conduzida pelo Pe Heldeir Gomes (membro do CHARIS Brasil), noite oracional conduzida do Conselho Nacional da RCC Brasil e pregação do Vinicius Simões (Coordenador Nacional da RCC Brasil), tributo para homenagear o Mons. Jonas Abib, santa missa, e  mesa redonda com os membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS, moderada pelo Padre Wagner Ferreira (Presidente da Comunidade Canção Nova e vice-coordenador do CHARIS Brasil), na qual puderam esclarecer pontos importantes sobre o serviço, a atuação e a missão do CHARIS. No final do evento, a Irmã Maria Faustina, foi convidada para uma breve entrevista para a TV Canção Nova, no qual ela falou sobre os frutos dessa 2ª conferência do CHARIS no Brasil.

Por Assessoria de comunicação SDV Rio de Janeiro