Cerimônia de acolhimento do Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023

 

Os peregrinos da Comunidade Sementes do Verbo lançam sementes da alegria pelas ruas de Lisboa, em Portugal. A “juventude do papa” colore as ruas com bandeiras e cantos, participando de diversos eventos que compõem a programação da Jornada Mundial da Juventude 2023. Nesta quinta-feira (3), os peregrinos viveram o primeiro encontro geral com o papa Francisco, a tão esperada Cerimônia de Acolhimento. O evento ocorreu no Parque Eduardo VII, local que passou a ser chamado como “Colina do Encontro” por reunir todos os jovens durante o evento para se encontrarem com o Cristo Vivo e uns com os outros, objetivos centrais da Jornada.

O corredor central foi decorado com um tapete de flores, simbolizando uma tradição Sarcedotal do distrito de Santarém. o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, acolheu o papa com as palavras de boas-vindas. Artistas portugueses se apresentaram no palco com 50 jovens dançarinos de diversas nacionalidades. Héber Marques, cantor católico português de origem angolana, trouxe a música que acompanhou o desfile das bandeiras com 189 jovens. As apresentações musicais ficaram por conta da cantora Mariza que trouxe o fado português, música tradicional do país; o cantor Buba Espinho que apresentou um canto alentejano para acompanhar a procissão com a imagem de Nossa Senhora e a Cruz peregrina ao palco, símbolos da JMJ, e Tiago Bittencourt apresentou uma canção acompanhada por 50 bombos das Aldeias de Montanha do Município do Fundão.

Papa Francisco meditou em sua homilia o Evangelho de São Lucas (10 ,1-9) e desejou boa tarde em português. O papa disse: “Vocês não estão aqui por acaso, o Senhor chamou-vos, não só nestes dias, mas desde o início das vossas vidas. pensem como se estivesse escritas dentro dos vossos corações, como o título da vossa vida, o sentido do que sois: vocês foram chamado pelo nome porque somos amados. Queridos jovens, nesta Jornada Mundial da Juventude, ajudemo-nos uns aos outros a reconhecer esta realidade. sejam dias para fixar no coração que somos amados como somos. Este é o ponto de partida da JMJ, mas sobretudo da vida.”

O Papa também incentivou os jovens a transmitir a mensagem de amor: “Como? Chamando os outros pelo nome. Perguntai o nome a quem encontrais e, depois, pronunciai o nome do outro com amor, acrescentando sem medo:

‘Deus ama-te, Deus chama-te.’”

Para Ana Sofia, jovem portuguesa que está em seu primeiro ano missionário na Comunidade SDV e vivendo pela primeira vez a Jornada, disse: “É uma grande alegria ter tantos jovens na minha terra e receber o Papa Francisco em Portugal, é uma alegria essa vivência da fé. Foi também emocionante receber o Papa Francisco na cerimônia de acolhimento, o que o papa disse em sua homilia é o que deveríamos ter em nossos corações: Deus é amor, Ele nos chama pelo nome, somos únicos para Deus, Ele tem algo para nós e é sempre um plano de amor. Espero com essa (JMJ) que todos os jovens possam tocar o Cristo e tenham uma experiência com Jesus que permaneça, que muitas vocações possam, como disse Dom Alberto na catequese, serem tratadas e acolhidas.”

Para ela, outro momento marcante do 2º dia do evento foi a Catequese “Amizade Social”, feita por Dom Alberto Taveira, bispo garante da Comunidade:  “Ontem estive na catequese ‘Rise UP’ (Catequese da JMJ) de língua portuguesa, com Dom Alberto, Arcebispo de Belém e bispo garante da Comunidades Sementes do Verbo, na Igreja São Francisco Xavier, em Caparica, ele abordou um tema muito profundo sobre ‘amizade social’, nos explicou que de formas simples podemos nos aproximar dos outros, através de nossas atitudes cristãs.”