Segundo dia de Festival das Famílias

 

A abertura do Festival das Famílias 2023 aconteceu na quarta-feira, 5 de julho, em Palmas, Tocantins. A programação da quinta-feira, 6 de julho, começou com as Laudes, (oração da liturgia das horas) com toda a famílias; após a recitação dos salmos, a Comunidade propõe um momento de louvor espontâneo em que todos são convidados a louvar a Deus. A leitura breve do oficio foi lida e meditada pelo casal missionário da Comunidade, Roberto e Larissa. Em seguida, as famílias foram direcionadas para suas respectivas tendas: adulta, jovem, teens e kids.

Momento de louvor espontâneo nas laudes.

A tenda kids teve o dia com catequeses e oficinas artísticas, enquanto as tendas adultas e jovens receberam a formação de Dom Antonio Augusto, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com o tema: “Amor conjugal: Uma expressão do amor de Deus". No período da tarde, aconteceu a formação com a Dra. Adriana Poteski, psicóloga terapeuta certificada pelo EMDR Institute, com o tema: “vencer os traumas que nos prendem” retirado do seu livro.

Dom Antonio Augusto em sua formação, citou o segundo capítulo do Catecismo da Igreja Católica, com o título: “Deus ao encontro do homem”, ele desenvolveu o tema na perspetiva de que toda a criação foi criada no desejo de Deus de encontrar com a humanidade, por meio da revelação divina, todo universo é uma revelação de Deus. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-Se e dá-Se ao homem.” (Art. 50, CIC)

O bispo destacou a importância do autoconhecimento profundo para ter acesso a Deus, dizendo: “Você é revelação de Deus para humanidade, criado à imagem e semelhança d’Ele. A família é revelação de Deus. Deus, em seu mistério profundo, é uma família, a família revela Deus”. Ele finalizou a formação com a pergunta: “Para que as pessoas se casam?” e prosseguiu com a resposta: “Para revelar Deus, Deus é família!”.

Dra. Adriana Potexki, explicou que nossos traumas são registos negativos das situações que nos ocorrem e comparou os traumas as feridas no corpo que precisam ser tratadas. Ela falou sobre a dificuldade de perdoar e trouxe diversos exemplos reais de pessoas que descobriram, através do tratamento terapêutico, a cura ao buscar memórias positivas nas situações mais terríveis da vida.

Irmã Maria Sarah, moderadora geral da Comunidade, ao agradecer a doutora pelo momento de palestra, disse: “Jesus abriu a porta da cura pela memória, é Ele que quer entrar em nossas histórias de uma nova forma!.”

Dra. Adriana Poteski, psicóloga terapeuta certificada pelo EMDR Institute.

A atração da noite foi uma comédia musical: (Famílias unidas na Misericórdia), com os palhaços Dududinha e Neco, que embarcaram em uma grande aventura para unir novamente a família de Dududinha, que viviam isolada em suas atividades na própria casa. Neco, o único que percebeu a situação, convidou Dududinha para uma grande viagem, onde encontram com personagens que lhes foram dando pistas para uma melhor convivência em família. Por fim, descobriram que é por meio do Espírito Santo e do perdão que tudo pode ser mudado no lar.

Palhaços Dududinha e Neco na comédia Musical: (Famílias unidas na Misericórdia)

No final do musical, o casal missionário Diácono Antônio e Bárbara, deram o seu testemunho, partilharam a alegria do de 18 anos de vida doada na missão na Comunidade Sementes do Verbo como família, são pais de três jovens, dentre eles, Criscia, missionária na Comunidade, que deu seu testemunho como filha de um casal missionário, “sou filha de casal missionário, mas na minha juventude fui muito livre para decidir a minha vocação, a evangelização dentro de casa foi muito importante para meu discernimento”. Ela está casada há oito meses com Leandro, membro de vida da Comunidade.

Testemunho da tenda Adulta:

Com a graça de Deus nós vivenciamos o primeiro dia de retiro, é uma experiência única para nós que estamos participamos do primeiro festival das famílias, o sentimento é de estar em casa. Obrigado pela acolhida e a experiência das primeiras laudes, é uma graça estar aqui em família” (Sérgio Silva)

“Meu nome é Rosiene Morais, sou da cidade de Paragominas, Pará, estou muito animada para viver esses dias, que com a graça de Deus posso me estabelecer e fortalecer na fé. Hoje foi marcante a leitura da meditação da Lectio Divina, onde Jesus convida Abraão a oferecer o seu filho em sacrifício, e ele prontamente na fé entrega-o, eu fiquei meditando… Se hoje Deus me pedisse algo, será que eu teria a coragem de oferecer um filho como fez Abraão?”

Testemunho da tenda teens:

“Eu sou Maria Eduarda, de Belém do Pará, é a minha primeira vez com a família e os avós. Na formação, nós falávamos do amor de Deus. O que mais inflamou meu coração foi que nós somos frutos do amor de Deus, e que tudo que ele criou foi por amor a nós. Fazer memória das manifestações do amor de Deus em nossas vidas é um momento de intimidade muito especial.”

Testemunho da tenda Kids:

Meu nome é João Paulo Silva, eu tenho 11 anos, quando eu tinha 4 anos eu vinha para o festival, e agora voltando a esse lugar maravilhoso eu lembro de tudo que vivi naquele tempo, das brincadeiras, das orações, esse lugar para mim é de santa paz, eu amo muito esse lugar, muito mesmo.”

“Meu nome é Guilherme Barreto, eu gosto muito daqui, porque é um lugar de paz, amor, confiança e alegria.”

“Meu nome é José Manoel, gostei muito desse lugar por causa da catequese, das missas diárias e do pula pula.”

“Meu nome é Daniel Douglas, aprendi que Deus todo-poderoso é um Deus muito bom.”