O festival das famílias está no seu terceiro dia!

 

Abre Senhor os meus lábios, e a minha boca proclamará o seu louvor” essas são as primeiras palavras das laudes que os participantes do festival das famílias 2023 cantam pela manhã, consagrando o dia ao louvor. O ofício cantado envolve a todos: crianças e adultos são convidados a louvar ao Senhor.  A leitura breve do ofício foi lida e meditada pelo casal Pedro e Vanuza, membros de aliança do Rio de Janeiro. O segundo dia 7 de julho, seguiu com momentos de formação e convivência entre as famílias.

Participantes fazem a Lectio Divina

O casal fundador da Comunidade Sementes do Verbo, Diácono Georges e Marie Josette, trouxe o tema central do festival para sua formação na tenda adulta: “Unidos na misericórdia”. Marie enfatizou que a unidade na misericórdia é o próprio Jesus Cristo e disse: “Vamos caminhar na harmonia do Espírito Santo para vivemos nossas vocações matrimonias, temos uma grande responsabilidade, viver a paz com aqueles que amamos.

Diácono Georges ressaltou a importância da oração em casal, e disse que este foi o momento mais importante de suas vidas, no qual buscaram a vontade de Deus e preparou a fundação da Comunidade. “Esse momento de intimidade se deu, primeiramente, pela aceitação de nossas misérias, a oração é fundadora e fundamento de nossas vidas. O Espírito Santo deseja repousar e preencher os vazios interiores. Precisamos, contudo, tornar-nos receptáculos. O Senhor quer vos preencher para vos tornar testemunhas d´Ele”, disse o Diácono referindo-se ao capítulo 1, 8 de Atos dos Apóstolos “Recebereis uma força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas”. 

Ronaldo e Tatiana, membros da pastoral familiar do Rio de Janeiro, apresentadores do programa seeds by seeds no canal do Youtube da Sementes do Verbo, estiveram na tenda jovem com a formação do tema: “O Espírito e a Esposa Dizem: Vem!” (Ap 22, 17) Tatiana disse aos jovens que o sentido da nossa vida é o amor. “Nossa Senhora por ser escolhida, foi desposada pelo Espírito Santo e entregou sua vida, vejam, o amor é escolha!” Ronaldo dizia a importância de se conhecer como pessoa para construir toda e qualquer vocação.

O casal também esteve presente neste dia na tenda dos adultos com o tema: “O Espírito Santo e nós…” (At 15, 28), finalizaram a formação com um profundo momento de oração e Adoração Eucarística.

A programação da noite foi bem diversificada com músicas regionais, danças, stand Up e um testemunho de Irmã Cecília, que revelou a certeza do céu diante da provação de saúde da sua família, “quando eu comecei a minha vocação na Comunidade Sementes do Verbo aos 17 anos, eu pensei que iria arrastar os meus pais ao céu com a minha entrega, mas hoje eu percebo, vendo-os sendo tão provados na saúde que eles também arrastam-me no caminho de salvação, não apenas a minha oferta de vida e a minha consagração arrasta-os para o céu, mas eles também arrastam-me.” A noite finalizou com um momento de oração, em que todas as famílias foram convidadas a se aproximarem e rezarem diante da imagem Jesus.