Renovação e novos compromissos dos membros de Aliança no quarto dia do Festival

 

O quarto dia do Festival das Famílias (08), contou com a participação de mais de 300 pessoas de várias cidades do Brasil. Durante o Ofício das Laudes, a meditação da Palavra foi feita pelo casal Fran e Giana, membros de Aliança da Comunidade da cidade de Imperatriz, Maranhão.

Adriana Potexki na tenda kids

A catequese para as crianças de 6 a 11 anos teve um tema especial abordado pela psicóloga e terapeuta, Adriana Potexki, “a cura dos sentimentos nos pequeninos”, retirado do seu livro infantil, no qual a doutora aborda de forma acessível e leve a importância de iluminar o que na infância surge dos sentimentos, sobretudo no que cada criança vive no ambiente familiar. De forma dinâmica, ela revelou aos pequeninos que: “As crianças vêm para espalhar alegria” e disse que esse deve ser o sentimento que elas precisam cultivar, a alegria!

Mesa Redonda com os palestrantes do festival e três convidados

No período da tarde, houve um momento de mesa redonda para os adultos jovens e adolescentes; uma oportunidade para fazer perguntas aos palestrantes do festival, Dom Antônio Augusto, Tatiana e Ronaldo, à Dra. Adriana Potexki e a outros três convidados, o noviço Barthelemy e os irmãos, membros de aliança de imperatriz Artur e Beatriz. Eles responderam a perguntas relacionadas ao tema do Festival, enviadas via whatsapp ou feitas pelos participantes de forma presencial, cada pergunta foi destinada a uma pessoa específica ou a todos.  

A programação da noite foi marcada pelas Vésperas da Ressurreição, vésperas do Domingo, Dia do Senhor, em que todos foram convidados a celebrar a vitória de Cristo sob a morte, vivendo o ofício litúrgico das Vésperas com roupas brancas que simboliza as vestes batismais. Diácono Georges, fundador da Comunidade Sementes do Verbo exortou nas vésperas com a Palavra de atos dos apóstolos 20, discorreu em especial para aqueles que nesta noite pronunciaram e renovaram seus compromissos como membros de aliança na Comunidade, disse: “Depois de dar vosso sim, permaneçam, perseverem e sejam sérios com vossos engajamentos, perseverem em seus engajamentos pronunciados diante do Senhor!”  

Os engajamentos como membro de aliança são pronunciados anualmente. Durante o rito dos engajamentos, as cruzes que serão recebidas pelos novos membro são abençoadas. Ao todo, 17 crianças e 22 adultos receberam a cruz e fizeram seus primeiros compromissos como membros de Aliança, 89 renovaram seus compromissos.

A programação da noite também incluiu um musical intitulado “Atos quinze”, que apresenta um enredo originário dos fatos relatados no livro dos Atos dos Apóstolos. O teatro representa o tema central do festival “Unidade na Misericórdia”, revelando, por um lado, a unidade dos Apóstolos nos eventos do início da Igreja primitiva após o episódio do Pentecostes: Recebereis uma força do alto e sereis minhas testemunhas. (At 1,8).  E, em contrapartida a ação da Misericórdia de Deus através do Espírito Santo que une e conduz a Igreja. Todo o grupo dos que creram tinham um só coração e uma só alma” (At 4,32)

 TESTEMUNHO TENDA DOS IDOSOS:

“Sou Maria de Jesus, tenho 80 anos, sou Belém do Pará, eu gostei da formação de Dom Antonio Augusto, ele deu como um conselho para nós idosos de não nos limitarmos em não deixar de fazer algo que gostamos, eu me identifiquei, porque, eu não me deixo abater, ponho nas mãos de Deus o que eu não consigo mais fazer. Venho ao festival há quatro anos, mas é o primeiro ano que escuto palestras específicas para os idosos.”