Novos votos na Vida Consagrada

 

No dia 17 de novembro, durante o XXI Retiro Anual da Vida Comunitária, os membros da Comunidade Sementes do Verbo reuniram-se para celebração a Vida Consagrada no Carisma SdV. Em uma Santa Missa na Igreja do Carmo presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém/PA e bispo garante SdV, foram pronunciadas as três etapas dos votos religiosos (primeiros votos, com tomadas de hábito; votos temporários e votos perpétuos), e ainda houve a consagração de Irmãs pela Ordem das Virgens.

Nos Primeiros Votos de Pobreza, Castidade e Obediência, os consagrados recebem o hábito da Comunidade SdV, símbolo da Consagração por inteiro a Cristo, e um Novo nome que marcará uma nova etapa, um novo nascimento para a vida cristã. Seis Irmãs e dois Irmãos realizaram este compromisso dos primeiros votos, que se estende pelo período de um ano, e posteriormente deverá ser renovado.

Na Santa Missa houve também o rito de Profissão dos Votos Temporários para uma Irmã e cinco Irmãos consagrados SdV. Nesta etapa, confirma-se o compromisso assumido no primeiro “sim” e demonstra-se já o desejo de consagrar de modo definitivo e total. Este compromisso se estende por três anos.

Foi realizada ainda a profissão de Votos Perpétuos, etapa de decisão definitiva de união com Deus e com a Igreja. “Com a ajuda dos dons do Espírito Santo, e a colaboração de cada um, com a graça de Deus, as virtudes vão poder contribuir para a edificação da alma consagrada” (Regra de Vida SdV nº 219). Nessa graça e nessa alegria, cinco Irmãs e dois Irmãos consagrados pronunciaram o seu "sim" para sempre.

Finalmente, houve também seis Irmãs que realizaram a sua consagração na Ordem das Virgens, que faz parte da Tradição da Igreja desde os primeiros séculos, e representa uma união esponsal com o Senhor, e ao mesmo tempo uma pertença total e definitiva a Igreja.

"Um homem e uma mulher só descobrem o seu caminho de felicidade quando encontram a saída de si mesmo para ir ao encontro dos outros, para fazer o bem, para gastar a sua vida por amor. É a única forma de uma pessoa ser feliz!", destacou Dom Alberto em sua homilia.

Por Ir. João Batista

Assessoria de comunicação SDV, Belém/ PA.