Posts in Palavra do Fundador
As sete Bem-aventuranças e os sete Dons do Espírito Santo | Palavra do Fundador | JUNHO

Neste Compêndio dedicado ao tema da "responsabilidade", pensamos que seria bom analisar o que um Padre da Igreja como Agostinho descobriu e escreveu em relação à responsabilidade na vida moral cristã. Através dele podemos descobrir como é importante não desconectar as exigências da vida moral e social da vida espiritual. Com efeito, uma depende da outra. É por isso que escolhemos esta relação agostiniana entre: as Bem-aventuranças Evangélicas vividas com a ajuda dos Dons do Espírito Santo.

Read More
O dom desinteressado de si | Palavra do Fundador | MAIO

"O homem, única criatura sobre a terra a ser querida por Deus por si mesma, não se pode encontrar plenamente a não ser no sincero dom de si mesmo."1

São João Paulo II fez desta declaração conciliar o leitmotiv do seu pontificado. É também a síntese de todo o seu pensamento. Esta afirmação vai contra o ar rarefeito das nossas últimas gerações, e é por isso que não é tão simples fazer esta conversão de mentalidade interior, mas também de mentalidade cultural e social.

Read More
Palavra do Fundador | Março: parte 2

Através do tema deste ano sobre a responsabilidade somos, neste mês de março, convidados a concentrar-nos em duas realidades: o significado do pecado pessoal e a realidade do pecado na sua dimensão social. Para o homem moderno, não é mais comum ouvir as pessoas dizerem: "Enganei-me, cometi um erro" do que admitir: "Eu pequei"? De fato, reconhecer a realidade do pecado exige uma relação de fé com Deus.

Read More
Liberdade pessoal e engajamento vocacional

Pertencer a uma família espiritual, como cristãos engajados, quer seja num movimento eclesial, ou numa comunidade de vida ou de aliança, é geralmente visto como uma escolha positiva. Às vezes, podemos compreender os medos das pessoas que não conhecem essa forma de vida e para quem, uma vida comunitária, é sinônimo de “falta de liberdade”, ou mesmo de “prisão”.

Read More
O dom de si: dinâmica e realização da Liberdade

O dom total e gratuito de Deus espera uma única resposta: o consentimento através do dom total e inteiro de sua criatura, que aceita colocar-se inteiramente à disposição de Deus. Não se trata apenas de aceitar o Dom de Deus, mas também de dar o próprio consentimento para um novo sentido de existência, para uma nova vida, para uma vocação. Nessa perspectiva vocacional, são necessários a graça de Deus, os dons do Espírito Santo e a resposta livremente escolhida e oferecida pela pessoa.

Read More
Do Tratado do Livre-Arbítrio de Sto. Agostinho (2/2)

No mês anterior, fizemos um percurso baseado nas leituras meditadas, Livros I e II do Tratado do Livre-Arbítrio de Sto. Agostinho. Desta vez veremos o Livro III, que é o mais longo dos três livros que compõem este Tratado. Foi escrito por Agostinho, não mais em Roma, como os outros dois livros, mas depois de seu retorno a Hipona, Argélia, por volta de 391, quando acabara de ser ordenado sacerdote.

Read More
Do Tratado do Livre-Arbítrio de Sto. Agostinho (1/2)

O tema do livre arbítrio, em latim “liberum arbitrium” e em italiano “libero arbitrio”, foi introduzido no século V por Sto. Agostinho (354-430), que lhe dedicou um importante tratado. Dante Alighieri, o famoso escritor e poeta italiano do século XII, dotado de um grande gênio literário, declarou: “O maior bem que ao universo Deus doara, o que indicara mais Sua bondade, o que em preço mais alto avaliara, foi do querer, por certo, a liberdade da vontade” (Dante Alighieri, Paraíso, V, 19-22)

Read More
Só o Cristo Vivo liberta toda pessoa humana!

A definição no dicionário explica o significado de uma palavra central da fé cristã, a de “redenção”: “Redenção é a salvação trazida por Jesus Cristo, que, através de Sua vida, morte e ressurreição, liberta a humanidade pecadora”. Também se pode traduzir esta “libertação” realizada por Cristo, pela palavra “resgate” ou “expiação”

Na teologia cristã, expiação refere-se ao perdão dos pecados através da morte e crucificação de Jesus Cristo, tornando possível a reconciliação entre Deus e toda a criação.

Read More
A Lei de Deus e o julgamento da nossa consciência, no exercício da nossa liberdade

Em toda pessoa humana, mesmo a ideia de ter que obedecer a leis, mesmo se é a Lei Divina, comumente provoca a impressão negativa de opressão e impedimento à liberdade. O discípulo do Senhor não deve parar nessa reação inicial e psicológica, mas buscar em profundidade o que as Sagradas Escrituras têm a dizer sobre esse assunto.

Read More
A Liberdade interior, provada por seus predadores: maldade, pecados, paixões...

O que, então, pode ser prejudicial à nossa liberdade como filhos de Deus? Jesus, em Sua explicação da parábola do semeador (cf. Mc 4, 13-20), nos adverte do risco de nos deixarmos roubar os dons recebidos do Criador por três adversários tóxicos: “Satanás, o nosso eu superficial e o espírito do mundo”.

Por isso, diante dessas três concupiscências, os três Conselhos Evangélicos de: Pobreza, Castidade e Obediência, são vividos e professados na Tradição Viva da vida consagrada, como três virtudes cristãs positivas do combate espiritual e da liberdade interior.

Read More
O que é a liberdade humana?

Pilatos se perguntava: “O que é a verdade?” (Jo 18, 38), ora que ele estava na presença de Cristo, a Verdade em Pessoa. A questão da liberdade, para nós cristãos, está ligada à questão da verdade. Este tema é mais importante do que parece. Além disso, muitas vezes é ambíguo falar de “libertação” se não esclarecemos primeiro o nosso conceito de “liberdade”. Para isso, é preciso saber sobre que “tipo de liberdade” estamos falando.

Read More
CHARIS: um serviço para o acompanhamento da Renovação e Comunidades na igreja

Quando se fala dos primórdios do CHARIS, a primeira coisa a salientar é que a ideia provém diretamente do próprio Papa Francisco. Acho que ele surpreendeu quase todo mundo quando escreveu aos Presidentes do ICCRS e da Fraternidade Católica em 2015 pedindo-lhes, inicialmente, que refletissem sobre as vantagens de se formar um único serviço para a Renovação Carismática Católica em todo o mundo e, então, em uma segunda carta, pedindo-lhes para que se inserissem ativamente no processo que levou à criação do CHARIS.

Read More
Acompanhamento espiritual nos primeiros anos da vocação de Sta. Teresinha do Menino Jesus ao Carmelo

É instrutivo ler o testemunho de Sta. Teresinha do Menino Jesus sobre este tema e as dificuldades que ela experimentou nos seus primeiros anos de vocação. Isso certamente ajudará e tranquilizará, antes de tudo, mostrando a parte que lhe dizia respeito: a sua dificuldade em abrir sua alma. A sua doutrina espiritual foi-nos transmitida principalmente através da sua autobiografia, baseada nos três manuscritos que escreveu nos últimos anos da sua vida. Esta autobiografia foi publicada em 1898, um ano após a sua morte, sob o título: “História de uma Alma”.

Read More